LETRAMENTOS, NARRATIVA TRANSMÍDIA E MULTIMODALIDADE: percursos entre o tipográfico e o digital

Autores

  • Eliane Fernandes Azzari Pontifícia Universidade Católica de Campinas https://orcid.org/0000-0003-3861-0712
  • Ingrid Tainá Vieira Nascimento PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12659

Palavras-chave:

Letramentos, Dialogismo, Narrativa transmídia.

Resumo

Este artigo apresenta resultados da pesquisa que examinou práticas de letramento contemporâneas que tramitam entre os universos on-line e off-line. Para tanto, encontrou-se amparo metodológico na Etnografia Digital. O corpus é formado por extratos de páginas na internet do perfil “Adjetivou” e do livro de poesias “Colecionando partes de mim”, de Nogueira (2018). A análise está fundamentada em discussões bakhtinianas acerca da linguagem, nos estudos dos Letramentos e no conceito de narrativa multimodal e transmídia. A discussão dos dados aponta o papel dos ambientes digitais como espaços de afinidade e para a construção de “escritas do eu”, focalizando sua evidente interface com saberes e fazeres do mundo analógico. Sugere-se também que é preciso considerar que a leitura e a escrita na atualidade estão sustentadas por recursos que integram práticas sociais características tanto da sociedade tipográfica quanto da sociedade digital, o que apresenta implicações para a formação docente, especialmente no campo da educação linguística.

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Biografia do Autor

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora pesquisadora do PPG-Linguagens, Mídia e Arte e da Faculdade de Letras da PUC-Campinas.  Doutora em Linguística Aplicada pelo IEL/Unicamp, coordena o projeto interinstitucional “Tecnologias Digitais, Sociedade e Cultura: interfaces educacionais sob a perspectiva dos letramentos”.

Ingrid Tainá Vieira Nascimento, PUC-Campinas

Graduada em Letras: Português e Inglês - Licenciatura pela PUC-Campinas. Foi professora voluntária de Literatura no Projeto Prometheus (2020). Bolsista de Iniciação Científica financiada pelo (CNPq) de setembro 2020 à janeiro de 2021 e Fapesp de fevereiro à setembro de 2021.

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Azzari, E. . F., & Nascimento, I. T. V. (2022). LETRAMENTOS, NARRATIVA TRANSMÍDIA E MULTIMODALIDADE: percursos entre o tipográfico e o digital . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12659