A formação continuada no local de trabalho do professor e a construção de uma comunidade de prática: possibilidades de agência social
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.251Resumo
Neste artigo, analiso um recorte de um corpus gerado para uma pesquisa de doutorado em andamento que tem por objeto a formação continuada do professor em seu local de trabalho. A pesquisa, qualitativa-interpretativista e de cunho etnográfico, tem como corpus dados gerados em observação participante em reuniões de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo de Ensino Fundamental I de uma escola do interior paulista. Inserido no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada, o estudo baseia-se na perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramento e na concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin. Neste trabalho, trago a análise de um comunicado oficial que regula a prática de HTPC e de dados de interação nessas reuniões que mostra que, apesar das restrições institucionais, quando conseguem construir uma comunidade de prática, um coletivo para se identificar, as professoras organizam sua própria formação, constroem a possibilidade de agência social nesse contexto e direcionam suas aprendizagens conforme suas próprias demandas profissionais.