BAIXO DESEMPENHO NA ESCOLA E ENRIQUECIMENTO DA INTERAÇÃO: LÍNGUA MATERNA, CONTEÚDOS ESPECÍFICOS E AS PROPOSTAS DE FEUERSTEIN

Autores

  • Marcelo Concário Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.160

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre o papel da língua portuguesa na construção do conhecimento escolar, com o objetivo de promover ganhos no desempenho de alunos de ensino fundamental. Os objetivos são: (1) discorrer sobre a obra de Feuerstein, as inter-relações entre língua materna e conteúdos específicos, e o gerenciamento da interação pedagógica; (2) exemplificar o enriquecimento da interação; e (3) sugerir atividades de estágio para ajudar alunos com baixo desempenho na escola. O estudo qualitativo pautou-se em livros didáticos, observação de aulas, depoimentos, intervenção com alunos e gravação em áudio e vídeo. A análise de modos de interagir e da produção linguística dos alunos revela indícios de tomada de consciência, de mudança em relação aos conteúdos estudados e de reflexão sobre como falar/escrever sobre o que é estudado na escola pode melhorar o desempenho em tarefas pedagógicas.

Palavras-chave: Desempenho. Modificabilidade cognitiva. Interação e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcelo Concário, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Bauru

Professor Assistente - Área de Língua Inglesa

Departamento de Ciências Humanas

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Publicado

2014-11-30

Como Citar

Concário, M. (2014). BAIXO DESEMPENHO NA ESCOLA E ENRIQUECIMENTO DA INTERAÇÃO: LÍNGUA MATERNA, CONTEÚDOS ESPECÍFICOS E AS PROPOSTAS DE FEUERSTEIN. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(2), 405–423. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.160