A ARENA DISCURSIVA UNIVERSIDADE - ESCOLA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.233Resumo
Neste artigo, examino a materialidade discursiva da interação entre professores universitários e professores da educação básica, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE/PR) - política pública estadual de formação continuada ofertada anualmente a cerca de 2000 professores efetivos da rede pública de ensino. Este trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em andamento, de caráter qualitativo-interpretativista, a qual tem como foco a reflexão sobre o papel desempenhado pela universidade na formação continuada de professores de língua portuguesa para o seu local de trabalho. A análise, orientada pelo dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN, 1988, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2004), procura desvendar alguns contornos dessa interação. Os resultados evidenciam, no seio de um mesmo programa, diálogos distintos entre universidade e escola: um que favorece a manutenção da distância entre as duas esferas e outro que propicia a construção de conhecimentos específicos para o exercício da docência, com base no conhecimento acadêmico.