CURTA-METRAGEM E SUSTENTABILIDADE: MULTILETRAMENTOS NO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.219Resumo
Propomos neste trabalho fazer um relato de experiência do Subprojeto Letras-Português do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Uma das ações do Subprojeto foi o desenvolvimento de um projeto de letramento interdisciplinar, com turmas do ensino fundamental II, que buscasse responder a questões relacionadas à temática da sustentabilidade socioambiental. Dentre os objetivos do projeto estavam: promover reflexões sobre a sustentabilidade no âmbito social, ambiental e econômico; possibilitar ações pedagógicas interdisciplinares na escola; e inserir os alunos em práticas de multiletramentos na produção de filmes de curta-metragem, como produto final. Ao longo desse processo, foram trabalhados alguns gêneros textuais, com destaque para o conto e o roteiro. Na finalização dos trabalhos, foi possível constatar a importância do desenvolvimento de projetos na escola, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos significativos e envolvimento em ações que vão além do aprendizado dos conteúdos curriculares.