Estágio e formação de docentes de Educação Infantil em cursos de Pedagogia

Autores

  • Viviane Drumond Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.85

Resumo

Resumo: Este artigo discute a formação inicial de professoras de Educação Infantil no Curso de Pedagogia. Aborda a questão do estágio supervisionado em creches e pré-escolas e problematiza as políticas e as pedagogias construídas para a formação de docentes da primeira etapa da Educação Básica. Analisa as mudanças introduzidas nos cursos de Pedagogia, com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, a partir do projeto pedagógico curricular desse curso, com ênfase nas disciplinas que tratam da Educação Infantil. O estudo destaca as contribuições das pesquisas na construção da Pedagogia da Educação Infantil, enquanto referência para a docência com crianças pequenas.

Palavras-chave: Educação infantil, curso de pedagogia, estágio docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Viviane Drumond, Universidade Federal do Tocantins
    Pedagoga, Mestre em Educação (UFMT), Doutoranda em Educação (Unicamp), professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins - UFT, área de atuação Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2013-05-03

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Como Citar

Drumond, V. (2013). Estágio e formação de docentes de Educação Infantil em cursos de Pedagogia. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 183-206. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.85