Estágio e formação de docentes de Educação Infantil em cursos de Pedagogia

Autores

  • Viviane Drumond Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.85

Resumo

Resumo: Este artigo discute a formação inicial de professoras de Educação Infantil no Curso de Pedagogia. Aborda a questão do estágio supervisionado em creches e pré-escolas e problematiza as políticas e as pedagogias construídas para a formação de docentes da primeira etapa da Educação Básica. Analisa as mudanças introduzidas nos cursos de Pedagogia, com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, a partir do projeto pedagógico curricular desse curso, com ênfase nas disciplinas que tratam da Educação Infantil. O estudo destaca as contribuições das pesquisas na construção da Pedagogia da Educação Infantil, enquanto referência para a docência com crianças pequenas.

Palavras-chave: Educação infantil, curso de pedagogia, estágio docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane Drumond, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga, Mestre em Educação (UFMT), Doutoranda em Educação (Unicamp), professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins - UFT, área de atuação Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

Drumond, V. (2013). Estágio e formação de docentes de Educação Infantil em cursos de Pedagogia. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 183–206. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.85

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural