EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE INFÂNCIA

Autores

  • Marcos Antonio Batista da Silva Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES),Portugal
  • Maria Silvia Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.776

Resumo

Neste artigo apresenta-se um levantamento das pesquisas produzidas pelo Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade (NEGRI), da Pontifícia Univer- sidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenado por Fúlvia Rosemberg. Um dos enfoques das pesquisas realizadas no período de 2008 a 2016 visa à pro- blematização da posição ocupada pela criança de 0 a 3 anos no âmbito das políticas públicas voltadas para a infância. Procura-se estudar o processo de construção social da infância no Brasil e problematizar questões acerca da educação e cuidado na creche. Para isso foram privilegiadas algumas catego- rias centrais de análise: a criança de 0 a 3 anos; a creche como direito da crian- ça e da família; a infância e o campo das relações étnico-raciais. A análise dos dados se apoia nos aportes teórico-metodológicos de John B. Thompson e Fúlvia Rosemberg. Os resultados apontam que as sociedades ocidentais são adultocêntricas e que as relações de idade constituem uma categoria analítica útil para se compreender as desigualdades sociais. Afinal, os limites cronológi- cos da segmentação social que pode ser reconhecida nos ritos que acompa- nham o percurso educacional da infância, contribuem para a invisibilidade das crianças que neste subgrupo se encontram na faixa etária de 0 a 3 anos.

PALAVRAS-CHAVE: Infância, creche, relações étnico-raciais.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Antonio Batista da Silva, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES),Portugal

Pós-doutorando no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, onde integra o Projeto POLITICS The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Maria Silvia Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Psicologia Social pela PUC-SP. Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos. Pós-graduada em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política - FESPSP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Estudos Sociais da Infância, atuando , principalmente, nos seguintes temas: relações de gênero, de raça e de idade, políticas de educação e infância.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Silva, M. A. B. da, & Ribeiro, M. S. (2018). EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE INFÂNCIA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(2), 111–125. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.776