LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CONEXÕES COM ORIENTAÇÕES CURRICULARES

Autores

  • Ivanda Maria Martins Silva UFRPE- Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.709

Resumo

No ensino médio, a literatura é vítima de processos inadequados de escolarização (SOARES, 1999), consolidados por meio de concepções, metodologias e orientações curriculares que evidenciam abordagens estereotipadas em relação à educação literária. As práticas de leituras e letramentos literários (COSSON, 2006) realizadas em sala de aula não encontram sintonia com aquelas que os estudantes desenvolvem na cibercultura (LÉVY, 1999), em contato com tecnologias digitais e novos suportes. Os professores revelam-se atônitos diante da necessidade de rever planejamentos didáticos e estratégias metodológicas para o trabalho com a literatura no ensino médio. As orientações curriculares, como PCN, OCNEM e BNCC, têm papel importante quando apresentam propostas em relação à literatura na escola. O objetivo principal do estudo aqui apresentado é analisar concepções subjacentes acerca da literatura em orientações curriculares, no sentido de refletir sobre o papel da literatura no currículo do ensino médio, considerando, também, a reforma do ensino médio, aprovada pela Lei no 13.415/2017.

PALAVRAS-CHAVE: ensino médio, literatura, currículo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivanda Maria Martins Silva, UFRPE- Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora da UFRPE/Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância da UFRPE/ UAEADTec e na Coordenação do Curso de Letras na modalidade a distância da UFRPE/UAEADTec. Desenvolve pesquisas sobre letramento digital, materiais didáticos e formação docente para Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2017-11-27

Como Citar

Silva, I. M. M. (2017). LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CONEXÕES COM ORIENTAÇÕES CURRICULARES. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(2), 90–107. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.709

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural