LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CONEXÕES COM ORIENTAÇÕES CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.709Resumo
No ensino médio, a literatura é vítima de processos inadequados de escolarização (SOARES, 1999), consolidados por meio de concepções, metodologias e orientações curriculares que evidenciam abordagens estereotipadas em relação à educação literária. As práticas de leituras e letramentos literários (COSSON, 2006) realizadas em sala de aula não encontram sintonia com aquelas que os estudantes desenvolvem na cibercultura (LÉVY, 1999), em contato com tecnologias digitais e novos suportes. Os professores revelam-se atônitos diante da necessidade de rever planejamentos didáticos e estratégias metodológicas para o trabalho com a literatura no ensino médio. As orientações curriculares, como PCN, OCNEM e BNCC, têm papel importante quando apresentam propostas em relação à literatura na escola. O objetivo principal do estudo aqui apresentado é analisar concepções subjacentes acerca da literatura em orientações curriculares, no sentido de refletir sobre o papel da literatura no currículo do ensino médio, considerando, também, a reforma do ensino médio, aprovada pela Lei no 13.415/2017.
PALAVRAS-CHAVE: ensino médio, literatura, currículo.