Educação das relações étnico-raciais em aulas de educação física

Uma abordagem conceitual

Autores

  • Fabiana Pomin Universidade Federal do Paraná
  • Lucimar Rosa Dias UFPR - NEAB - ERêYá

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.6836

Palavras-chave:

Educação Física. Diversidade Étnico-Racial. Jogos e Brincadeiras Africanos e Indígenas

Resumo

Este estudo apresenta uma experiência realizada nas aulas de Educação Física sobre a diversidade étnico-racial em uma escola pública de Curitiba com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Utilizou-se de jogos e brincadeiras africanos e indígenas, desenvolvendo as três dimensões de conteúdo na Educação Física: procedimental, conceitual e atitudinal. Diário de campo, fotografias e filmagem foram empregados para o registro. Após a vivência das atividades os alunos apreenderam novos conceitos sobre aspectos das culturas negra e indígena que colaborou na superação de ideias preconceituosas, o que os ajudou a valorizarem o patrimônio cultural brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Pomin, Universidade Federal do Paraná

Possuo Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2000), especialização em Exercício e Qualidade de Vida pela mesma instituição (2002), e doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad de La Coruña (2011) (título convalidado pela Universidade Estadual de Campinas). Atualmente atuo na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba com foco no ensino fundamental, e presto consultoria técnica e educacional para o Centro Universitário Internacional, especialmente na área da Ginástica. Tenho experiência na área da Educação e do Exercício Físico. Participo do grupo de estudos, pesquisa e ensino ErêYá, sobre Diversidade Étnico-Racial.

Lucimar Rosa Dias, UFPR - NEAB - ERêYá

Sou professora da Universidade Federal do Paraná atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação na Linha Educação, Diversidade, Diferença e Desigualdades sociais. Doutora pela USP e mestra pela UFMS com graduação em Pedagogia. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR, vice-coordenadora do GT 21 - Educação e Relações Étnico-Racial da ANPEd. Líder do ErêYá - Grupo de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e chefe da Unidade de Promoção da Igualdade Racial da SIPAD - Superintendência de Igualdade e Inclusão da UFPR. Meu foco de ação tem sido a ERER e a formação de professores/as com ênfase na educação infantil, metodologias de trabalho com crianças sobre diversidade étnico-racial e estudos sobre a mulher negra e educação.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Pomin, F., & Dias, L. R. (2019). Educação das relações étnico-raciais em aulas de educação física: Uma abordagem conceitual. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(1), 81–94. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.6836

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural