Educação das relações étnico-raciais em aulas de educação física

Uma abordagem conceitual

  • Fabiana Pomin Universidade Federal do Paraná
  • Lucimar Rosa Dias UFPR - NEAB - ERêYá
Palavras-chave: Educação Física. Diversidade Étnico-Racial. Jogos e Brincadeiras Africanos e Indígenas

Resumo

Este estudo apresenta uma experiência realizada nas aulas de Educação Física sobre a diversidade étnico-racial em uma escola pública de Curitiba com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Utilizou-se de jogos e brincadeiras africanos e indígenas, desenvolvendo as três dimensões de conteúdo na Educação Física: procedimental, conceitual e atitudinal. Diário de campo, fotografias e filmagem foram empregados para o registro. Após a vivência das atividades os alunos apreenderam novos conceitos sobre aspectos das culturas negra e indígena que colaborou na superação de ideias preconceituosas, o que os ajudou a valorizarem o patrimônio cultural brasileiro.

Biografia do Autor

Fabiana Pomin, Universidade Federal do Paraná
Possuo Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2000), especialização em Exercício e Qualidade de Vida pela mesma instituição (2002), e doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad de La Coruña (2011) (título convalidado pela Universidade Estadual de Campinas). Atualmente atuo na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba com foco no ensino fundamental, e presto consultoria técnica e educacional para o Centro Universitário Internacional, especialmente na área da Ginástica. Tenho experiência na área da Educação e do Exercício Físico. Participo do grupo de estudos, pesquisa e ensino ErêYá, sobre Diversidade Étnico-Racial.
Lucimar Rosa Dias, UFPR - NEAB - ERêYá

Sou professora da Universidade Federal do Paraná atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação na Linha Educação, Diversidade, Diferença e Desigualdades sociais. Doutora pela USP e mestra pela UFMS com graduação em Pedagogia. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR, vice-coordenadora do GT 21 - Educação e Relações Étnico-Racial da ANPEd. Líder do ErêYá - Grupo de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e chefe da Unidade de Promoção da Igualdade Racial da SIPAD - Superintendência de Igualdade e Inclusão da UFPR. Meu foco de ação tem sido a ERER e a formação de professores/as com ênfase na educação infantil, metodologias de trabalho com crianças sobre diversidade étnico-racial e estudos sobre a mulher negra e educação.

Publicado
2019-05-31
Como Citar
Pomin, F., & Dias, L. R. (2019). Educação das relações étnico-raciais em aulas de educação física. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(1), 81-94. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.6836
Seção
Dossiê Temático