POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL: AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA REGIÃO CENTRO-OESTE E NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Universidade Católica Dom Bosco - Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar - GEPPES/MB
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.329

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os cursos de Serviço Social e Pedagogia na região Centro-Oeste e no Estado de Mato Grosso do Sul nas modalidades presencial e EAD, no período de 1995-2012. O estudo mostra a prevalência do modelo a distância e a proposta de institucionalização e expanção da educação superior, a fim de propiciar a democratização da educação nas duas modalidades. uma vez que os dados mostram que a reforma univsersitária oportunizou o fenômeno da EAD no cenário brasileiro, discussões que instigam o incentivo para uma formação com qualidade. Conluímos que a duas modalidades da educação contribuem para a expansão da educação superior. identificou-se a expansão do curso de Serviço Social na região Centro-Oeste, fomentando o debate da formação profissonal da categoria.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes, Universidade Católica Dom Bosco - Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar - GEPPES/MB

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior/ Mariluce Bittar - GEPPES/MB. Professora no Curso de Serviço Social a distância da Universidade Anhanguera UNIDERP. Assistente Social na Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania - SAS.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior Mariluce Bittar / GEPPES/UCDB.

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Publicado

2015-11-27

Como Citar

Vaz Vaez Gomes, E. C., & Maciel, C. E. (2015). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL: AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA REGIÃO CENTRO-OESTE E NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(2), 80–101. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.329

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural