FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Karina Maldonado Pagnez Universidade de São Paulo
  • Rosângela Gavioli Prieto Universidade de São Paulo
  • Cássia Geciauskas Sofiato Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.320

Resumo

Resumo

Um dos desafios educacionais contemporâneos diz respeito à formação inicial e continuada de professores para atuar na educação especial, dada a abrangência e especificidade da área. Assim sendo,este trabalho, de cunho bibliográfico, objetiva apresentar reflexões acerca da formação de professores de educação especial no Brasil a partir da década de 1970. Destacam-se a partir deste período as tendências assumidas nesta formação, suas implicações e o surgimento de normativas educacionais que passam a orientar as práticas das instituições responsáveis por tal formação. Por meio do estudo, nota-se que não há diretriz nacional que oriente as instituições de educação superior quanto ao formato dos cursos de formação de professores para a educação especial. Além disso, observa-se que há uma multiplicidade de tendências, em se tratando de cursos de formação continuada frente ao desafio da educação inclusiva.

Palavras-chave: Formação de professores; educação especial; educação inclusiva

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karina Maldonado Pagnez, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada com atuação na área de Educação Especial na graduação e pós-graduação.

Rosângela Gavioli Prieto, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento Administração Escolar e Economia da Educação com atuação na área da Educação Especial na graduação e pós-graduação.

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação com atuação na área da Educação Especial na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Pagnez, K. M., Prieto, R. G., & Sofiato, C. G. (2015). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 32–57. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.320

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural