Estágio curricular supervisionado: a formação do professor-colaborador
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.32Resumo
O presente artigo apresenta dois programas de formação para professores das escolas (professores-colaboradores) que recebem estagiários dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia da Universidade Estadual Paulista – Rio Claro. Com isso, objetivamos: (a) apresentar duas propostas de formação para professores-colaboradores situadas na Unesp - Rio Claro para os cursos de Pedagogia e Educação Física e (b) averiguar como os professores participantes se posicionam frente ao estágio após terem seguido uma formação. Com uma metodologia de natureza qualitativa, realizamos entrevistas semi-estruturadas e observações dos professores-colaboradores e sua relação com os estagiários no momento do estágio. Como resultados, os professores apontam a importância dos cursos de formação como uma preparação para receber estagiários, bem como uma oportunidade de troca com os colegas. Veem sua função como orientadores, passando suas experiências para os estagiários. Concluiu-se que ambas as propostas, em desenvolvimento, contribuem para que os professores se percebam como formadores.Downloads
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Publicado
2013-05-03
Como Citar
Benites, L. C., Cyrino, M., & de Souza Neto, S. (2013). Estágio curricular supervisionado: a formação do professor-colaborador. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 116–140. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.32
Edição
Seção
SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural