O OLHAR DA ESCOLA NO PROCESSO DA EVASÃO ESCOLAR, PERMEADO PELO RACISMO
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2025.v13.16585Palavras-chave:
Adolescente, Escola, evasão escolarResumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o olhar da escola no processo da evasão escolar, permeado pelo racismo. Procede á uma revisão bibliográfica-documental com aporte teórico nas obras de Theodor W. Adorno e com base em entrevistas semiestruturadas, análise de atas escolares e das autodeclarações da cor da pele dos alunos evadidos no período de 2016 a 2019. Foram entrevistados cinco professores, um coordenador pedagógico e dois diretores de duas escolas públicas de ensino fundamental II, localizadas em bairros distintos da cidade de São Paulo. As entrevistas foram gravadas e transcritas e analisadas por meio de protocolo segmentado. A análise das entrevistas indicou que alguns educadores pensam que exista o racismo na escola, outros, que exista apenas entre os alunos. Há ainda aqueles que acreditam que não há racismo na escola. As autodeclarações da cor da pele de uma das escolas apontaram para uma proporção maior entre alunos pardos e pretos que evadiram no ano letivo de 2016 somando um total de 06 alunos pardos para 01 branco. A outra escola não forneceu as autodeclarações. De acordo com os dados pesquisados o racismo pode ter contribuído para que uma parte dos alunos evadisse.
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