AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Vanessa Yamaguti Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.164

Resumo

A partir de 2006 o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), criado em 1997, passou a selecionar obras em quadrinhos, segundo Vergueiro e Ramos (2009). Paiva (2012) afirma que o programa foi desenvolvido para garantir acesso ao livro e incentivar à leitura, sendo este o motivo aparente, para Vergueiro e Ramos (2009), de ter sido incluso livros do gênero das histórias em quadrinhos (HQ). Segundo os autores, esta inclusão é um reflexo do uso de tiras, charges e cartuns em provas, vestibulares e em livros didáticos e a inserção da necessidade de se trabalhar gêneros não-verbais, especificamente os quadrinhos, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). E teriam preferência por obras em quadrinhos de adaptações literárias, todavia quais são os benefícios e os malefícios dessa preferência e, principalmente, de seleção?

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Publicado

2014-05-31

Como Citar

Yamaguti, V. (2014). AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 441–459. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.164