ESCALAS DE IDENTIFICAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2024.v12.15134Palavras-chave:
Avaliação da qualidade, Instrumentos de avaliação, Revisão de literaturaResumo
A identificação das altas habilidades/superdotação (AD/SD) é um processo desafiador que, tradicionalmente, se inicia pelo emprego de instrumentos de rastreio. Buscando compreender a qualidade destes materiais utilizados, foi realizada uma revisão crítica das qualidades psicométricas das escalas encontradas após consulta a base de dados Scielo, Pepsic, Google Acadêmico e Periódicos Capes. Dezessete escalas foram identificadas, sendo quatro adaptações e 13 desenvolvidas nacionalmente. Quanto às dimensões avaliadas, nota-se que contemplam uma definição multidimensional adotada pelo Ministério da Educação, entretanto carente de estudos voltados à investigação das evidências de validade e precisão, sendo mais comum a investigação de seu conteúdo. Diante dos achados é possível afirmar que os instrumentos utilizados nacionalmente carecem de estudos de refinamento, a fim de garantir o uso adequado dos resultados. Sugere-se que estudos futuros sejam realizados a fim de ampliar as bases de dados, incluindo dissertações e teses.
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