Quarentena escolar e automatização do trabalho docente

Autores

  • Ricardo Donaire CONICET/PIMSA

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10809

Palavras-chave:

Trabalho docente, Automatização, Quarentena escolar

Resumo

A imposição abrupta da quarentena escolar em todo o mundo devido à situação de pandemia levantou novamente o debate sobre a digitalização do ensino. A partir de um primeiro diagnóstico sobre a situação às vésperas da quarentena com base em diferentes investigações estatísticas e nas propostas e análises de organizações internacionais,o artigo propõe uma série de reflexões sobre as funções do aparelho escolar e sobre as atuais possibilidades de automatização do processo de trabalho dos docentes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Donaire, CONICET/PIMSA

Ricardo Donaire é Bacharel e Professor de Sociologia (Universidad de Buenos Aires). É Doutor em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (Argentina). Atua como pesquisador adjunto do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), com sede no Programa de Investigación sobre el Movimiento de la Sociedad Argentina (PIMSA). Ministrou seminários de pós-graduação em diversas instituições: Universidad de Buenos Aires(UBA), Universidad Nacional de Luján (UNLu), Universidad Nacional de la Patagonia Austral (UNPA). É autor de "Los docentes en el siglo XXI, ¿empobrecidos o proletarizados?" (Siglo XXI Editores, Buenos Aires, 2012). 

Referências

ALBRIEU, Ramiro. Evaluando las oportunidades y los límites del teletrabajo en Argentina en tiempos del COVID-19. Buenos Aires: CIPPEC, 2020.
ARGENTINOS POR LA EDUCACIÓN. ¿Cómo será la vuelta a clases? Obtenido de https://cms.argentinosporlaeducacion.org/media/reports/ArgxEdu_VueltaAClases.pdf. 2020, mayo.
BARRO, Robert J., & LEE, Jong-Wha. Education matters. Global schooling gains from te 19th to te 21st century. New York: Oxford University Press, 2015
BRUNS, Barbara & LUQUE, Javier. Profesores excelentes. Cómo mejorar el aprendizaje en América Latina y el Caribe. Washington DC: Grupo del Banco Mundial, 2014.
DINGEL, Jonathan I., & NEIMAN, Brent. How many jobs can be done at home? Chicago, University of Chicago. 2020.
FREY, Carl. B., & OSBORNE, Michael. The future of employment: how susceptible are jobs to computerisation? Oxford: University of Oxford, 2013.
GASPARINI, Leonardo & BONAVIDA FOSCHITTI, Cristian. El impacto asimétrico de la cuarentena. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2020.
GIANINNI, Stefannia, JENKINS, Robert, & SAAVEDRA, Jaime. ¿Cuándo, en dónde y cómo abrir las escuelas? Obtenido de https://es.unesco.org/news/cuando-donde-y-como-volver-abrir-escuelas, 2020 (13 de mayo).
KLEIN, Naomi. Sreen new deal. Obtenido de https://theintercept.com/2020/05/08/andrew-cuomo-eric-schmidt-coronavirus-tech-shock-doctrine/. 2020, 8 de mayo.
MANYIKA, James Et Al. Jobs lost, jobs gain. Workforce transitions in a time of automation. McKinsey Global Institute, San Francisco, 2017.
OIT. El COVID-19 y el mundo del trabajo. Estimaciones actualizadas y análisis. Segunda edición. Obtenido de https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/documents/briefingnote/wcms_740981.pdf. 2020, 20 de abril.
SILVER, Beverly. Forces of labor. Workers’ Movement and Globalization since 1870. New York: Cambridge University Press, 2008.
UNESCO. Interrupción educativa y respuesta de cara al COVID-19. Obtenido de https://es.unesco.org/covid19/educationresponse, 2020a, 27 de marzo.
UNESCO.. Surgen alarmantes brechas digitales en el aprendizaje a distancia. Obtenido de https://es.unesco.org/news/surgen-alarmantes-brechas-digitales-aprendizaje-distancia. 2020b, 21 de abril.
UNESCO. Consecuencias negativas del cierre de escuelas. Obtenido de https://es.unesco.org/covid19/educationresponse/consecuencias, 2020c, s/f.
UNESCO. eAtlas of Teachers. Recuperado el 15 de Enero de 2019, de http://uis.unesco.org/en/visualisation/unesco-eatlas-teachers
UNESCO. More than one-half of children and adolescents are not learning wordwide. Monteal: Institute of Statistics, 2017.
WORLD BANK. The COVID-19 Pandemic: shocks to education and policies responses. Washington D.C., 2020.
WORLD BANK. Digital dividends. Washington D.C., 2016

Downloads

Publicado

2020-08-09

Como Citar

Donaire, R. (2020). Quarentena escolar e automatização do trabalho docente . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 8(2), 147–157. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10809