Chamada de Submissões para 2020/2021

2020-07-29

A REVISTA OLHARES ESTÁ RECEBENDO ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO, ALÉM DA CHAMADA PARA O NÚMERO TEMÁTICO:  Violência Escolar, Direitos Humanos e Responsabilidade.

Coordenação:

Profa. Marian Ávila de Lima Dias- Universidade Federal de São Paulo  (Unifesp)

Prof. José Leon Crochíck - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

A violência no ambiente escolar é um fato grave presente em todos os países afetando atualmente milhões de crianças e jovens. Essa grave constatação da falha do processo civilizatório se espraia para além da escola e aponta para o fracasso na formação das gerações para o verdadeiramente humano. A perda da experiência tem colocado a perspectiva de uma vida boa de ser vivida como externa aos indivíduos; do mesmo modo, os direitos humanos passam a ser considerados como ponto de chegada em um horizonte incerto e não como a única forma digna dos indivíduos se relacionarem sem serem pautados pela dominação. Os direitos humanos, tematizados na educação básica como forma de minimamente se contrapor à barbarização de uma educação transformada em mera instrução e capacitação para a competição, como exercício de participação singular e aberto à alteridade dentre os membros da comunidade escolar se materializa naquilo que tem se convencionado nomear de ‘educação em direitos humanos’, tendo como expressão máxima o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

É nesse cenário que a Olhares – Revista do Departamento de Educação da Unifesp lança a chamada para o dossiê: Violência Escolar, Direitos Humanos e Responsabilidade. Serão aceitos ensaios, artigos com pesquisas empíricas, e resenhas que abordem questões relativas à temática supracitada no sentido de tornar públicas a pesquisa e o pensamento capazes de oferecer formas de resistência do campo da educação frente ao avanço da violência como forma de relação entre os seres humanos dentro e fora da escola.

PRAZO DE ENVIO DE TEXTOS- 30 de novembro/2020

PREVISÃO DE PUBLICAÇÃO – Maio de 2021