Marketing Social
Caracterização do Paciente do Ambulatório de Neuro-Sono da Unifesp
DOI:
https://doi.org/10.4181/RNC.2010.05ip.09Palavras-chave:
Saúde Pública, Marketing Social, Demografia, Medicina Social, Distúrbios do Sono, NeurologiaResumo
Objetivo. Este estudo tem por finalidade caracterizar o paciente do Ambulatório Neuro-Sono da Unifesp, identificando suas principais demandas e variáveis sócio-demográficas. Método. Foram analisados aleatoriamente 208 prontuários de pacientes. Destes prontuários foram extraídas as informações: data de nascimento, sexo, diagnóstico principal, 1ª consulta e número de retornos. A amostra foi analisada também segundo gênero e faixa etária. Resultados. 59,6% dos pacientes pertenciam ao sexo masculino; 44,23% eram menores de 16 anos (65,59% meninos). Os diagnósticos mais frequentes foram: Síndrome do Ronco (57,2%), SAOS (44,2%) e Insônia (19,7%). Comparando-se o subgrupo faixa etária temos diferenças (p<0,05; IC95%) para Insônia e Síndrome das Pernas Inquietas , prevalentes entre adultos; Bruxismo e Sonilóquio foram recorrente entre as crianças; no subgrupo gênero, há diferença para a prevalência da SAOS, predominantemente masculina. As condutas mais adotadas foram: Polissonografia (73,6%), Avaliação Psicológica (40,9%) e Diário de Sono (26,0%). O número de retornos: adultos (4,5 vezes) e crianças (3,6 vezes). Conclusão. Estes achados nos permitiram delinear o perfil dos pacientes, as doenças do sono e condutas prevalentes no Ambulatório estudado. Segundo o que preconiza o Marketing Social, este é o primeiro passo para a promoção de adequada ação educativa, objeto de nossos próximos estudos.
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Publicado: 2011-06-30