Perfil Cognitivo e Motor de Crianças Nascidas Prematuras em Idade Escolar:

Revisão de Literatura

Autores

  • Débora ZAP do Nascimento Graduadas do Curso de Fisioterapia – Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí-SP, Brasil.
  • Kátia de PP Carvalho Graduadas do Curso de Fisioterapia – Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí-SP, Brasil.
  • Cristina Iwabe Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Médicas UNICAMP; Docente do Curso de Fisioterapia Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2012.v20.8234

Palavras-chave:

Prematuridade, Desenvolvimento Infantil, Idade Escolar, Cognição

Resumo

Objetivo. Descrever o perfil cognitivo e motor de crianças nascidas prematuras em idade escolar, a fim de detalhar o seu prognóstico clí­nico. Método. Para este estudo foi realizada uma revisão bibliográfica por meio de pesquisa no banco de dados Lilacs, EMBASE, Cochra­ne, Scielo, Medline, Pubmed e bibliotecas virtuais de teses e disserta­ções da Universidade de São Paulo – USP e Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, compreendendo artigos científicos dos últimos 10 anos. Como critérios de inclusão foram considerados aque­les com relevância acadêmica científica e de acordo com o objetivo proposto em nosso estudo. Foram excluídos aqueles sem relevância acadêmica, e fora do contexto do objetivo citado. Resultados. Foram encontrados 30 artigos científicos, excluindo 17 que não se enqua­dravam no objetivo proposto, totalizando 13 estudos. Observou-se que as crianças pré-termo, quando comparadas com aquelas a termo, apresentam relevantes índices de atraso no desenvolvimento cognitivo e motor, colaborando para o insucesso escolar. Conclusão. Crianças nascidas prematuramente apresentam menores escores tanto nas ta­refas cognitivas quanto motoras quando comparadas com crianças nascidas a termo.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Nascimento, D. Z. do, Carvalho, K. de P., & Iwabe, C. (2012). Perfil Cognitivo e Motor de Crianças Nascidas Prematuras em Idade Escolar:: Revisão de Literatura. Revista Neurociências, 20(4), 618–624. https://doi.org/10.34024/rnc.2012.v20.8234

Edição

Seção

Artigos de Revisão
Recebido: 2019-02-23
Publicado: 2012-12-31