Síndrome de Down

desempenho funcional de crianças de dois a quatro anos de idade

Autores

  • Jennefer Oliveira Santos Graduanda do curso de Fisioterapia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Goiânia-GO, Brasil.
  • Cejane Oliveira Martins Prudente Fisioterapeuta, Doutora. Docente do Curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia-GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8102

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Desenvolvimento infantil, Criança

Resumo

Objetivo. Comparar o desempenho funcional de crianças com Sín­drome de Down em relação às crianças com desenvolvimento típico. Método. Trata-se de um estudo analítico e transversal. Foi avaliado o desempenho funcional de 24 crianças entre dois e quatro anos de idade, sendo 12 crianças com Síndrome de Down da APAE/Goiânia­-GO (grupo estudo) e 12 crianças com desenvolvimento motor típico do CMEI Colemar Natal e Silva/Goiânia-GO (grupo controle). Para avaliação do desempenho funcional foi utilizado o Pediatric Evalua­tion of Disability Inventory (PEDI). Resultados. As crianças do gru­po de estudo apresentaram médias, em todos os itens avaliados da PEDI, abaixo do grupo controle. Conclusão. As alterações presentes na Síndrome de Down podem levar estas crianças a terem atraso do desenvolvimento, reduzindo a capacidade de aquisição da indepen­dência em suas funções.

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

Santos, J. O., & Prudente, C. O. M. (2014). Síndrome de Down: desempenho funcional de crianças de dois a quatro anos de idade. Revista Neurociências, 22(2), 271–277. https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8102

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-16
Publicado: 2014-03-31

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