Habilidades motoras de crianças em berçários: estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2020.v28.10655Palavras-chave:
pré-escolar, destreza motora, habilidades para a realização de testes, desenvolvimento infantil, deficiências do desenvolvimentoResumo
Objetivo. Comparar as habilidades motoras de deitar, rolar e sentar entre crianças frequentadoras de berçários da rede municipal e particular de Balneário Camboriú. Método. A amostra foi composta por 16 crianças (0 a 12 meses de idade), 8 de creches públicas e 8 de creche privada. Foi utilizado o instrumento de avaliação GMFM-Gross Motor Function Measure e aplicado aos responsáveis um questionário para analisar a situação socioeconômica das famílias. Utilizou-se a média e desvio padrão dos resultados em cada grupo, comparados entre si através da Diferença de Médias (DM) e Intervalos de Confiança (IC) de 95%. Resultados. Observou-se que não houve diferença entre as médias do GMFM entre as crianças da creche pública (61,33±10,18 pontos) e da creche privada (63,55±9,58 pontos); DM = 2,22; IC de 95% de -7,47 a 11,91 pontos. As diferenças mais marcantes foram o grau de instrução do responsável (média de +5,25 de anos de estudo nos pais do setor privado, IC 95% de 2,72 a 7,78 anos) e na renda familiar (média +3,58 salários mínimos no setor privado, IC 95% de 2,38 a 4,78). Conclusão. Preliminarmente, não foram encontradas diferenças marcantes no desenvolvimento motor entre crianças da rede pública e da rede privada em Balneário Camboriú.
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Publicado: 2020-05-15