Realidade virtual na reabilitação motora da Doença de Parkinson: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.11964Palavras-chave:
Doença de Parkinson, Realidade Virtual, FisioterapiaResumo
Introdução. A realidade virtual é uma ferramenta tecnológica utilizada no protocolo fisioterapêutico de reabilitação, sendo uma opção de tratamento para os indivíduos acometidos pela Doença de Parkinson (DP). Objetivo. Abordar as contribuições da realidade virtual na reabilitação das alterações motoras da Doença de Parkinson. Método. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), via Pubmed, Physiotherapy Evidence Database (PEDro) e Scientifc Eletronic Library Online (SciELO), utilizando os descritores Parkinson Disease e Virtual Reality, combinados com operador booleano AND. Foram incluídos artigos completos, publicados entre 2012 a 2020 e disponíveis no idioma inglês, sendo excluídos os artigos de revisões, teses, artigos duplicados e os estudos que não abordavam a utilização da realidade virtual na reabilitação da DP. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 12 artigos. Resultados. A partir dos estudos incluídos, pôde-se observar que a realidade virtual, através de jogos comerciais e personalizados, contribui positivamente para um melhor desempenho motor dos pacientes com DP, sendo utilizada no tratamento dos padrões anormais da marcha, nas alterações na mobilidade funcional, nos déficits de equilíbrio, nos distúrbios da função motora e para o aumento da força muscular desses indivíduos. Conclusão. A realidade virtual é uma ferramenta potencialmente eficaz no processo de reabilitação das alterações motoras dos pacientes com DP, apresentando, em alguns casos, resultados superiores ou igualmente satisfatórios aos das intervenções fisioterapêuticas tradicionais.
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Aceito: 2021-07-28
Publicado: 2021-09-08