Educação e Assistência Social na perspectiva de um grupo de Educadores:
ações para o cuidado
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2017.v25.10040Resumo
Introdução. Discutir a função da educação brasileira é buscar recursos para construir nas comunidades os dispositivos para o enfrentamento crítico da desigualdade e o exercício da participação cidadã. O objetivo da pesquisa foi estudar as representações sobre escola e educação entre trabalhadores de equipamentos de Assistência Social que atendem crianças de uma comunidade de baixa renda de São Paulo. Método. Foram entrevistadas dez educadoras de dois Centros de Crianças e Adolescentes (CCA). Resultados. As educadoras representam os estudantes a partir de faltas, atendidas por ações de “ajuda” que podem ser atendidas por seus equipamentos, enquanto a escola oferece um espaço menos preparado para reconhecer as dificuldades dos alunos. Para os educadores, enquanto a escola é lugar para a alfabetização, o CCA é entendido como lugar para a socialização. A função do educador, assim, é realizar uma ação que pode ser caracterizada como cuidado, e que é exigência para o processo educativo. Conclusão. Conclui-se que o caminho projetado pelo cuidado é garantia para a autonomia e o exercício das potencialidades de indivíduos e coletivos. Estudos como este podem contribuir para a formação de profissionais habilitados para o planejamento e o desenvolvimento de práticas psicossociais nas políticas públicas que se realizam em contextos sociais complexos
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Publicado: 2017-12-02