Análise da acessibilidade dos portadores de deficiência física nas escolas da rede pública de Passo Fundo e o papel do fisioterapeuta no ambiente escolar

Autores

  • Carina Tagliari Acadêmica de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo
  • Francesca Três Acadêmica de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo
  • Sheila Gemelli de Oliveira Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo, Mestre em Gerontologia Biomédica.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2006.v14.8781

Palavras-chave:

Crianças portadoras de deficiência, Estruturas de acesso, Fisioterapia

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou analisar as escolas da rede pública de Passo Fundo/RS quanto à acessibilidade e orientar os funcionários, alunos Portadores de Deficiência Física (PDF) e seus familiares de como estes alunos devem se portar no ambiente escolar. Método: Utilizamos um questionário com objetivo de coletar dados sobre condições de acesso e permanência dos PDF nas dependências das escolas. Visitamos 63 escolas incluídas nesta pesquisa, explicamos os objetivos do estudo aos responsáveis de cada escola, aplicamos um questionário e oferecemos um folder que consta de procedimentos e estratégias de inclusão dos PDF e de como estes devem se portar no ambiente escolar. Resultados: Ao analisarmos os dados, encontramos 22 alunos PDF em 14 escolas. A maioria das escolas analisadas não tem acessibilidade necessária para estes alunos, não existem projetos para a eliminação de barreiras arquitetônicas e ambientais, não há presença de profissional capacitado para trabalhar com os funcionários quanto aos procedimentos e estratégias de inclusão dos alunos PDF e para orientá-los de como se portar no ambiente escolar. Conclusão: Nosso estudo mostra a total falta de estrutura, informação e treino dos funcionários e dos pais em relação às necessidades dos alunos PDF que estão sob sua responsabilidade. Sugerimos que palestras explicativas e demonstrativas sobre esse assunto pode melhorar a qualidade de vida desses alunos.

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Publicado

2006-03-31

Como Citar

Tagliari, C., Três, F., & Oliveira, S. G. de. (2006). Análise da acessibilidade dos portadores de deficiência física nas escolas da rede pública de Passo Fundo e o papel do fisioterapeuta no ambiente escolar. Revista Neurociências, 14(1), 10–14. https://doi.org/10.34024/rnc.2006.v14.8781

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-07
Publicado: 2006-03-31

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