A Equoterapia no Tratamento de um Paciente Adulto Portador de Ataxia Cerebelar

estudo de caso

Autores

  • Aline Galvão Fisioterapia graduada pela Universidade Paulista – UNIP Campus Araraquara, Araraquara-SP, Brasil
  • Jussara Sutani Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Paulista – UNIP Campus Araraquara, Araraquara-SP, Brasil.
  • Márcia Alves Pires Fisioterapeuta, especialista em neurologia adulto pela Universidade Estadual de Londrina e intervenção neuropediátrica pela Universidade Federal de São Carlos, docente da Universidade Paulista – UNIP Campus Araraquara, Araraquara-SP, Brasil.
  • Silvia Helena de Freitas Prada Fisioterapeuta, especialista em intervenção neuropediátrica pela Universidade Federal de São Carlos, formada em Equoterapia pela Fundação Rancho GG - Centro de Treinamento, Pesquisa e Ensino de Equoterapia, supervisora de estágio de neurologia adulto/infantil da Universidade Paulista – UNIP Campus Araraquara, Araraquara-SP, Brasil
  • Thania Loiola Cordeiro Fisioterapeuta, especialista em fisioterapia músculo esquelética pela Universidade de Ribeirão Preto, Araraquara-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8475

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Ataxia Cerebelar, Desempenho Psicomotor, Equilíbrio, Equoterapia

Resumo

Introdução. A Paralisia Cerebral (PC) do tipo atáxica é um tipo raro, sendo a lesão de origem cerebelar. O achado clínico típico é a incoordenação axial e/ou apendicular e o déficit de equilíbrio, que pode estar presente no repouso e mais evidente ao movimento. A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais, contribuindo para o aprimoramento da força muscular, relaxamento, conscientização corporal e principalmente na melhora do equilíbrio e da coordenação motora. Objetivo. Avaliar a influência da equoterapia no quadro clínico de um portador de ataxia cerebelar, para caracterizar a técnica como um recurso terapêutico. Método. Estudo de caso com indivíduo com ataxia cerebelar decorrente de PC. A avaliação se deu através da Escala de Equilíbrio de Berg, avaliação baropodométrica e recursos fotográficos realizados no pré e pós tratamento com intuito de verificar melhoras posturais. O tratamento teve duração de cinco semanas, totalizando dez sessões de trinta minutos cada. Resultados. Foi observado após reavaliação, que a equoterapia proporcionou melhora do equilíbrio, postura e coordenação. Conclusão. Verificou-se que a equoterapia pode ser eficaz no tratamento da ataxia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Moura EW, Silvia PAC. Fisioterapia: Aspectos clínicos e práticos da reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2005, 98p.

Nitrini R, Bacheschi LA. A neurologia que todo médico deve saber. 2ª. ed. São Paulo: Atheneu; 2005, 258p.

Silvia LC, Lopes TF. Análise do efeito do treinamento de marcha em esteira em um paciente atáxico: estudo de caso [monografia]. Araraquara: Centro Universitário de Araraquara. Faculdade de Ciências Médicas, 2005, 54p.

Ande - Brasil. III Curso básico de equoterapia [apostila]. São Paulo- SP, 2001, p38.

Queiroz EP, Alécio E. A equoterapia como tratamento complementar de uma criança portadora de paralisia cerebral: estudo de caso [monografia]. Araraquara. Universidade Paulista. Faculdade de Ciências Médicas, 2006, 56p.

Brito MACG. Minha caminhada II equoterapia: cavalgar é preciso. Salvador: Oiti; 2000, p37.7. Associação Nacional de Equoterapia. A equoterapia na recuperação da coordenação motora, equilíbrio e apoio plantar, no paciente hemiparético por sequela de germinoma de pineal. Ande-Brasil 2005;12:16-21.

Marçal CF, Prada SHF. Estudo da eficácia da equoterapia em crianças portadoras de paralisia cerebral [monografia]. Araraquara. Centro universitário de Araraquara. Faculdade de Ciências Médicas, 2001, 58p.

Santos SLM. Fisioterapia na equoterapia - análise de seus efeitos sobre o portador de necessidades especiais. São Paulo: Idéias e Letras; 2005, p68.

Downloads

Publicado

2010-09-30

Como Citar

Galvão, A., Sutani, J., Pires, M. A., Prada, S. H. de F., & Cordeiro, T. L. (2010). A Equoterapia no Tratamento de um Paciente Adulto Portador de Ataxia Cerebelar: estudo de caso. Revista Neurociências, 18(3), 353–358. https://doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8475

Edição

Seção

Relato de Caso
Recebido: 2019-02-19
Publicado: 2010-09-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)