Correlação entre a função motora e cognitiva de pacientes com Paralisia Cerebral

Autores

  • Renata Hydee Hasue Vilibor Fisioterapeuta, Doutorada, Professora do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, São Paulo-SP, Brasil.
  • Regiane Henrique Vaz Fisioterapeuta, Especialista em Pesquisa Clínica pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8462

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Desenvolvimento Infantil, Cognição

Resumo

Este trabalho é uma revisão da literatura sobre a correlação entre a função motora e cognitiva em pacientes com Paralisia Cerebral (PC). Os estudos encontrados correlacionam as alterações motoras em crianças com PC com as alterações de quociente de inteligência (QI), linguagem, percepção visual, auditiva, somatossensorial, e funções executivas. Foi visto que quanto maior o comprometimento motor, maior o comprometimento cognitivo. Entretanto, crianças com quadros motores mais graves podem ter funções cognitivas como percepção auditiva, somatossensorial e de raciocínio dentro do padrão de normalidade se forem expostas a um ambiente enriquecido e à interação social intensa. Algumas crianças com PC podem ainda ter um desempenho superior em habilidades de auto-cuidado quando comparadas com crianças normais, devido a constante estimulação pela equipe multiprofissional e cuidadores

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Publicado

2010-09-30

Como Citar

Vilibor, R. H. H., & Vaz, R. H. (2010). Correlação entre a função motora e cognitiva de pacientes com Paralisia Cerebral. Revista Neurociências, 18(3), 380–385. https://doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8462

Edição

Seção

Revisão de Literatura
Recebido: 2019-02-19
Publicado: 2010-09-30