Influência da Realidade Virtual no Equilíbrio de Paciente Portador de Disfunção Cerebelar

Estudo de Caso

Autores

  • Alessandra Maria Schiavinato Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Motora aplicada à Neurologia pela UNIFESP, Profª e Preceptora de Estágio em Neurologia, Universidade Paulista – UNIP, São Paulo-SP, Brasil.
  • Bruna de Carvalho Machado Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Paulista - UNIP, Campus Alphaville, Santana de Parnaíba-SP, Brasil
  • Marcela de Araújo Pires Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Paulista - UNIP, Campus Alphaville, Santana de Parnaíba-SP, Brasil.
  • Cristiano Baldan Fisioterapeuta, Coord. Curso de Fisioterapia - UNIP, Campus Alphaville, Santana de Parnaíba-SP, Prof. Cursos de Graduação em Fisioterapia - UNIP e UMESP, São Paulo-SP; São Bernardo do Campo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8422

Palavras-chave:

Doenças Cerebelares, Ataxia Cerebelar, Equilíbrio Postural, Jogos de Vídeo, Fisioterapia

Resumo

Objetivo. Demonstrar a influência da realidade virtual, com a utilização do sistema de jogos Wii, no equilíbrio de paciente com disfunção cerebelar e seus efeitos em médio prazo. Método. Foi selecionado um indivíduo com diagnóstico médico de ataxia cerebelar precoce, submetido a um protocolo de tratamento com a utilização do Wii, atribuindo a este, dois jogos de equilíbrio que exigiram deslocamentos látero-lateral e ântero-posterior. Para mensuração e posterior comparação dos resultados, foram utilizadas as escalas de Berg, Índice de Marcha Dinâmica, Índices de Barthel e Lawton; ambas foram aplicadas antes e imediatamente após a aplicação do protocolo e, para verificação dos efeitos em médio prazo, foram reavaliadas após 80 dias do término do mesmo. Resultados. O indivíduo estudado demonstrou melhora da pontuação em todas as escalas na avaliação pós-tratamento. Em médio prazo os resultados se mantiveram, apesar de observado um decréscimo nas pontuações. Conclusão. Com os resultados obtidos, sugere-se que o sistema de jogo Wii possa proporcionar resultados positivos no equilíbrio de pacientes portadores de disfunção cerebelar, podendo se tornar grande aliado da fisioterapia convencional.

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Publicado

2011-03-31

Como Citar

Schiavinato, A. M., Machado, B. de C., Pires, M. de A., & Baldan, C. (2011). Influência da Realidade Virtual no Equilíbrio de Paciente Portador de Disfunção Cerebelar: Estudo de Caso. Revista Neurociências, 19(1), 119–127. https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8422

Edição

Seção

Relato de Caso
Recebido: 2019-02-22
Publicado: 2011-03-31