Avaliação Psicomotora de Escolares com Deficiência Visual

Autores

  • Michelle Rodrigues Alba Moreno Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília, Santos-SP, Brasil.
  • Maria Clara Mattos Paixão Fisioterapeuta, Professora da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília, Santos-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8377

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Desempenho Psicomotor, Portadores de Deficiência Visual, Criança

Resumo

A psicomotricidade é a ciência que estuda o homem por meio do seu corpo em movimento, em relação ao seu mundo interno e externo, e está relacionada ao processo de maturação, no qual o corpo é origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Tem sido observado que crianças com deficiência visual apresentam atraso no seu desenvolvimento neuropsicomotor quando comparado a crianças com visão normal, mesmo quando estimuladas precocemente. Objetivo. Avaliar o desenvolvimento psicomotor de crianças com deficiência visual. Método. Foram avaliadas 44 crianças com idade entre sete e 12 anos, de ambos os sexos, sendo 22 com deficiência visual denominadas Grupo Estudo (GE) e 22 videntes como Grupo Controle (GC), através da Bateria Psicomotora (BPM). Resultados. Na comparação entre o GE e GC, constatou-se que nos fatores tonicidade, equilibração, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina os indivíduos do GE apresentaram escores significativamente menores. No fator lateralização, não houve diferença significativa entre os grupos. Conclusão. Os resultados obtidos mostram que as crianças com deficiência visual deste estudo apresentaram alterações e/ou déficits no seu desenvolvimento psicomotor, quando comparadas às crianças videntes, entretanto, o fator lateralização, não apresentou diferenças estatisticamente significativas nessas crianças.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Moreno, M. R. A., & Paixão, M. C. M. (2011). Avaliação Psicomotora de Escolares com Deficiência Visual. Revista Neurociências, 19(2), 214–220. https://doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8377

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-24
Publicado: 2011-06-30