Marketing Social

Caracterização do Paciente do Ambulatório de Neuro-Sono da Unifesp

Autores

  • Eleida P Camargo Desenhista Industrial, Doutoranda do Setor de Neuro-Sono da UNIFESP, Professora das Faculdades Oswaldo Cruz/Faiter, Universidade São Judas Tadeu e Coordenadora do Curso de Design Gráfico da Panamericana Faculdade de Arte e Design Bolsista. CAPES/REUNI (33009015), São Paulo-SP, Brasil.
  • Luciane BC Carvalho Psicóloga, Doutora, setor Neuro-Sono, Departamento de Neurologia da UNIFESP, Bolsista Pesquisador CNPq (559187/2009-2), São Paulo-SP, Brasil
  • Rodrigo de Freitas Desenhista Industrial, pós-graduando do Setor de Neuro-Sono da UNIFESP, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz/Faiter, Uniban e Unifran, São Paulo-SP, Brasil.
  • Welton Lopes Desenhista Industrial, pós-graduando do Setor de Neuro-Sono da UNIFESP, São Paulo-SP, Brasil.
  • Lucila BF Prado Pediatra, Doutora, Coordenadora do Laboratório de Sono Hospital São Paulo, setor Neuro-Sono da UNIFESP, Bolsista Produtividade CNPq (312587/2009-0), São Paulo-SP, Brasil.
  • Gilmar F Prado Neurologista, Livre Docente, Professor Adjunto do Departamento de Medicina, Chefe do Setor de Neuro-Sono da UNIFESP, Bolsista Produtividade CNPq (312584/2009-1), São Paulo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.4181/RNC.2010.05ip.09

Palavras-chave:

Saúde Pública, Marketing Social, Demografia, Medicina Social, Distúrbios do Sono, Neurologia

Resumo

Objetivo. Este estudo tem por finalidade caracterizar o paciente do Ambulatório Neuro-Sono da Unifesp, identificando suas principais demandas e variáveis sócio-demográficas. Método. Foram analisados aleatoriamente 208 prontuários de pacientes. Destes prontuários foram extraídas as informações: data de nascimento, sexo, diagnóstico principal, 1ª consulta e número de retornos. A amostra foi analisada também segundo gênero e faixa etária. Resultados. 59,6% dos pacientes pertenciam ao sexo masculino; 44,23% eram menores de 16 anos (65,59% meninos). Os diagnósticos mais frequentes foram: Síndrome do Ronco (57,2%), SAOS (44,2%) e Insônia (19,7%). Comparando-se o subgrupo faixa etária temos diferenças (p<0,05; IC95%) para Insônia e Síndrome das Pernas Inquietas , prevalentes entre adultos; Bruxismo e Sonilóquio foram recorrente entre as crianças; no subgrupo gênero, há diferença para a prevalência da SAOS, predominantemente masculina. As condutas mais adotadas foram: Polissonografia (73,6%), Avaliação Psicológica (40,9%) e Diário de Sono (26,0%). O número de retornos: adultos (4,5 vezes) e crianças (3,6 vezes). Conclusão. Estes achados nos permitiram delinear o perfil dos pacientes, as doenças do sono e condutas prevalentes no Ambulatório estudado. Segundo o que preconiza o Marketing Social, este é o primeiro passo para a promoção de adequada ação educativa, objeto de nossos próximos estudos.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Camargo, E. P., Carvalho, L. B., de Freitas, R., Lopes, W., Prado, L. B., & Prado, G. F. (2011). Marketing Social: Caracterização do Paciente do Ambulatório de Neuro-Sono da Unifesp. Revista Neurociências, 19(2), 200–209. https://doi.org/10.4181/RNC.2010.05ip.09

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-24
Publicado: 2011-06-30

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