Comparação do Desempenho Funcional de Crianças com Paralisia Cerebral Diparéticas e Hemiparéticas
DOI:
https://doi.org/10.4181/RNC.2012.20.725.6pPalavras-chave:
Paralisia Cerebral, Desempenho Funcional, Inventário de Avaliação Pediátrica de IncapacidadeResumo
O desempenho funcional de crianças com Paralisia Cerebral (PC) pode ser influenciado pelo comprometimento sensoriomotor, restrições das tarefas e do ambiente. Objetivo. Comparar as habilidades funcionais de crianças com PC diparéticas e hemiparéticas. Método. Realizou-se um estudo transversal observacional envolvendo 34 crianças com diagnóstico clínico de PC espástica divididas em dois grupos: hemiparéticas (n=18) e diparéticas (n=16). As mesmas foram selecionadas no ambulatório de Reabilitação Pediátrica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) no período de novembro de 2009 a novembro de 2010. Os dois grupos foram comparados através dos resultados obtidos na aplicação do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Resultados. Ao comparar os grupos, as crianças hemiparéticas tiveram melhor desempenho em relação às crianças diparéticas apenas na área de mobilidade. Conclusão. Pôde-se concluir que as crianças hemiparéticas e diparéticas tiveram desempenho funcional semelhante nas áreas de autocuidado e função social. Na área de mobilidade o grupo hemiparético apresentou melhor desempenho do que o diparético.
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Publicado: 2012-12-31