Wii reabilitação e fisioterapia neurológica

uma revisão sistemática

Autores

  • Monalise Dantas Soares Fisioterapeuta, Mestranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.
  • Júlia Karoline Viana dos Santos Fisioterapeuta, Pós-graduanda em Fisioterapia Neurofuncional, Faculdade Redentor, Recife-PE, Brasil.
  • Fabrícia Azevedo da Costa Fisioterapeuta, Docente do curso de Fisioterapia da UFRN, Natal-RN, Brasil.
  • Luciana Protásio de Melo Fisioterapeuta, Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8050

Palavras-chave:

Jogos de vídeo, Reabilitação, Acidente Vascular Cerebral, Doença de Parkinson, Paralisia Cerebral

Resumo

Objetivo. Este estudo teve o objetivo de observar os efeitos da utiliza­ção da Wii Reabilitação no tratamento fisioterapêutico de patologias neurológicas. Método. Realizou-se uma revisão sistemática, a partir de estudos publicados nas bases de dados eletrônicas BIREME, Scielo (Scientific Eletronic Library), Science Direct e Lilacs. O levantamento dos estudos foi realizado no período de agosto a novembro de 2012, usando os descritores na língua portuguesa: jogos de vídeo, reabilita­ção, acidente vascular cerebral, doença de Parkinson, paralisia cerebral e suas respectivas traduções para o inglês e o espanhol. Resultados. Foram encontrados 326 artigos científicos, que foram submetidos à criteriosa avaliação, restando 10 artigos. Esses dez selecionados foram avaliados quanto à qualidade metodológica, tipo de estudo, número, idade e gênero dos participantes, avaliação, tipo de intervenção, re­sultados e conclusão quanto ao uso da Wii reabilitação nas referidas doenças neurológicas. Conclusão. Conclui-se que a Wii Reabilitação apresenta resultados eficazes no tratamento de comprometimentos motores de patologias neurológicas, desde que considerados aspectos como a duração, frequência e tipos de jogos utilizados durante o tra­tamento.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Soares, M. D., Santos, J. K. V. dos, Costa, F. A. da, & Melo, L. P. de. (2015). Wii reabilitação e fisioterapia neurológica: uma revisão sistemática. Revista Neurociências, 23(1), 81–88. https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8050

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-07
Publicado: 2015-03-31

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