Efeito da Realidade Virtual na Função Motora do Membro Superior Parético Pós-Acidente Vascular Cerebral

Autores

  • Maria Luiza Cincoetti Galvão Fisioterapeuta, graduando na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.
  • Príscila Michelle Gouvêa Fisioterapeuta, graduando na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.
  • Gabriela Nagai Ocamoto Fisioterapeuta, graduando na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.
  • Adriana Teresa Silva Fisioterapeuta, Doutora, Docente do curso de Fisioterapia - Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre-MG, Brasil.
  • Luciana Maria dos Reis Fisioterapeuta, Doutora, Docente do curso de Fisioterapia - Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.
  • Carolina Kosour Fisioterapeuta, Doutora, Docente do curso de Fisioterapia - Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.
  • Andréia Maria Silva Fisioterapeuta, Doutora, Docente do curso de Fisioterapia - Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, Alfenas-MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.7977

Palavras-chave:

Terapia de exposição à Realidade Virtual, Acidente Vascular Encefálico, Reabilitação, Fisioterapia

Resumo

Introdução. A Terapia baseada na Realidade Virtual (RV) tem sido uma modalidade terapêutica utilizada para a reabilitação de pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Esta terapia é re­alizada através de programas de exercícios baseados em jogos virtuais, que contribuem de maneira lúdica para a facilitação do movimento normal e treinamento funcional. Objetivo. Avaliar os efeitos da RV na função motora do membro superior parético após AVC. Método. Ensaio clínico randomizado. Amostra composta por 27 indivíduos divididos em dois grupos: controle (n=10), que recebiam terapia con­vencional e experimental (n=17). Para avaliação e reavaliação foram utilizadas as escalas de Desempenho Físico de Fugl-Meyer (FM) e o Inventário de Atividade da Extremidade Superior (MAL - Motor Log Activity). O protocolo de tratamento constituiu-se de exercícios com o Nintendo Wii em 10 sessões consecutivas, com duração de 1 hora e 15 minutos para cada indivíduo. Resultados. A reavaliação foi melhor na comparação intragupos tanto para escala FM (p=0,0001) e quan­to para escala MAL (p=0,0001), entretanto não houve diferença na comparação intergrupos. Conclusão. A RV foi efetiva na melhora da função motora do membro superior parético após o tratamento sendo uma opção terapêutica com resultados semelhante ao convencional.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Galvão, M. L. C., Gouvêa, P. M., Ocamoto, G. N., Silva, A. T., Reis, L. M. dos, Kosour, C., & Silva, A. M. (2015). Efeito da Realidade Virtual na Função Motora do Membro Superior Parético Pós-Acidente Vascular Cerebral. Revista Neurociências, 23(4), 493–498. https://doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.7977

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-14
Publicado: 2015-12-31

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