Hamlet na perspectiva da neurociência- O excesso de razão nos faz ter medo?
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13500Palavras-chave:
Emoções, Hamlet, NeurociênciaResumo
Projeções da amigdala e o córtex cerebral, precisamente no córtex orbitofrontal, permitem a percepção e o sofrimento do medo, em outras palavras, a consciência do medo, o que não é observado em outros animais. Estudos realizados em animais, a estimulação da amigdala provocou estado de vigilância ou atenção aumentada, mesmo sem a presença de um estímulo externo ameaçador. Hamlet desenvolve uma consciência absoluta de seus pensamentos e com isso fica paralisado diante de a tomada de uma atitude. O objetivo deste ensaio teórico é realizar um panorama superficial sobre o medo na obra Hamlet, de William Shakespeare, sob a perspectiva da neurociência.
Downloads
Métricas
Referências
Bear MF, Connors BW, Paradiso MA. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Gneiding B, Gneiding JEBO, Lucioli J, Bonotto DR, Silva BC, Gomes CJ. Neuroanatomia do medo em mamíferos. Rev Acad Ciênc Anim 2018;16:1-11. http://dx.doi.org/10.7213/1981-4178.2018.161107
Kandel ER. Princípios de neurociências. 5ª. ed. Porto Alegre: AMGH, Artmed, 2014.
Damásio AR. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 3ª. ed. São Paulo: Companhia das letras; 2012.
Lopes KCSP, Santos WL. Transtorno de ansiedade. Rev Iniciação Cient Ext 2018;1:45-50.
https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/47
Schoen TH, Vitalle MSS. Tenho medo de quê? Rev Paul Ped 2012;30:72-8. https://doi.org/10.1590/S0103-05822012000100011
Machado ABM. Neuroanatomia funcional. 2 ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2007; 363 p.
Shakespeare W. Hamlet. Vol. I. Tradução de Medeiros FCAC. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
Mourão JCAM, Luciance BR. Integração de três conceitos: função executiva, memória de trabalho e aprendizado. Psicol Teoria Pesqu 2011;27:309-14. https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000300006
Damásio AR. O mistério da consciência. 2ª ed. São Paulo: Companhia das lestras;2015.
Prado AL, Bressan RA. O estigma da mente: transformando o medo em conhecimento. Rev Psicopedag 2016;33:103-9.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000100012&lng=pt&nrm=iso
Teles L. O cérebro ansioso. São Paulo: Alaúde, 2021.
Platão. A República. São Paulo: Lafonte, 2021.
Leite FT. 10 lições sobre Kant. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Wanderson Silva Macedo de Sousa, Celina Araújo Veras, Diego Agripino Chagas Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aceito: 2022-08-19
Publicado: 2022-09-21