Intervenção educativa sobre diabetes mellitus em pacientes atendidos em Nova Iguaçu-RJ
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12136Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Educação em saúde, AutocuidadoResumo
Objetivos. Analisar os efeitos da educação em saúde em pacientes com Diabetes Mellitus atendidos no Hospital Geral de Nova Iguaçu-RJ, visando ampliar o conhecimento sobre o cuidado integral e interdisciplinar a respeito da doença. Método. Foi elaborado questionário com perguntas contemplando conhecimento sobre a doença, fatores de risco, formas de controle e tratamento e percepção de risco. Sua aplicação foi realizada em 77 pacientes, em três momentos distinto, pré e pós a realização das palestras e via contato telefônico três meses após a realização das mesmas. Foi utilizado o Teste de McNemar para identificar a retenção do conhecimento pelos pacientes à curto e médico prazo. Resultados. Houve mudança significante em 100% das respostas dos participantes, imediatamente após as oficinas educativas, demonstrando ampliação no conhecimento sobre a doença. Três meses após a intervenção educativa não houve mudança significativamente estatística, demonstrando que a retenção do aprendizado foi eficaz a ponto de perdurar nesse intervalo de tempo. Conclusões. Neste estudo, o intervalo de tempo entre a aplicação do questionário e a realização do recurso educacional não promoveu perda de aprendizado pelos participantes.
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Aceito: 2021-08-24
Publicado: 2021-09-20