O canto no processo musicoterapêutico de crianças com apraxia de fala: reflexões para intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.11715

Palavras-chave:

Apraxia de Fala na Infância, Musicoterapia, Linguagem, Canto, Fala, Música

Resumo

Introdução. A Apraxia de Fala na Infância caracteriza déficit no planejamento e na programação dos movimentos da fala, necessitando de um diagnóstico apropriado e para que assim seja possível um tratamento apropriado para que as crianças acometidas desenvolvam suas habilidades comunicativas através da fala. Objetivo. Devido à importantes relações dos elementos musicais em intervenções de desordens de linguagem e fala, especialmente através da entonação melódica ou prosódia, o objetivo desse trabalho foi analisar se a intervenção musicoterapêutica através do canto é uma possibilidade promissora para esse público. Método. O presente trabalho visa investigar as possibilidades terapêuticas por meio de uma revisão de literatura, através de base de dados online, publicados nos últimos dez anos. Resultados. Foram incluídos 4 artigos que exploravam o tema apraxia de fala na infância e intervenção através do uso da música e da musicoterapia. Conclusão. Os resultados demonstraram que os elementos musicais podem oferecer oportunidades de prática de fala nas crianças, apontando a necessidade de comprovações sobre o tema, com metodologia mais estruturada e maior número amostral.

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Biografia do Autor

Michelle de Melo Ferreira

Musicoterapeuta, graduanda em Fonoaudiologia, mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação
em Psicobiologia - EPM/UNIFESP, professora do curso de pós-graduação em Musicoterapia Aplicada da
Faculdade Santa Marcelina, São Paulo-SP, Brasil.

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

Dall Agnol Ferreira, R., de Melo Ferreira, M., & Carvalho, L. B. C. de. (2022). O canto no processo musicoterapêutico de crianças com apraxia de fala: reflexões para intervenção. Revista Neurociências, 30, 1–14. https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.11715

Edição

Seção

Artigos de Revisão
Recebido: 2021-02-04
Aceito: 2022-02-17
Publicado: 2022-04-22

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