Epilepsia de Ausência na Infância e seu Impacto na Aprendizagem

Autores

  • Roberta de Figueiredo Gomes Neuropsicóloga, Mestre e Doutoranda em Medicina e Ciências da Saúde- Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Angela Maria de Freitas Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Medicina e Ciências da Saúde- Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Adriana Machado Vasques Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Geriatria e Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Adriana Gutterres Pereira Psicóloga, Mestre e Doutora em Medicina e Ciências da Saúde - Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Eloisa Elena Silveira Ferreira Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutoraem Medicina e Ciências da Saúde- Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Mirna WettersPortuguez Neuropsicóloga, Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP, professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, Porto Alegre-RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8144

Palavras-chave:

Epilepsia de Ausência na Infância, Aprendizagem, Educação

Resumo

Introdução. A epilepsia de ausência na infância é um distúrbio neuro­lógico que causa importantes dificuldades biopsicossociais e um atraso no desenvolvimento da aprendizagem. Objetivo. Descrever a im­portância do diagnóstico precoce e verificar fatores que impactam na aprendizagem em crianças com epilepsia de ausência. Método. Revi­são de literatura pertinente acerca da epilepsia de ausência na infância, seu impacto na aprendizagem e respectivas repercussões. Conclusão. Ainda que a epilepsia de ausência possa ser uma condição comum encontrada em crianças, geralmente o seu diagnóstico não costuma ser fácil, o que pode levar a dificuldades no desempenho da aprendi­zagem. Diante disso, torna-se fundamental que os pais e profissionais envolvidos com a criança tenham pleno conhecimento sobre sua con­dição, sobre seus aspectos biopsicossociais e que estejam atentos aos sinais de alarme da epilepsia de ausência.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Gomes, R. de F., Freitas, A. M. de, Vasques, A. M., Pereira, A. G., Ferreira, E. E. S., & WettersPortuguez, M. (2013). Epilepsia de Ausência na Infância e seu Impacto na Aprendizagem. Revista Neurociências, 21(4), 628–632. https://doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8144

Edição

Seção

Revisão de Literatura
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