Associação entre fatores biopsicossociais e observação dos pais sobre a interação social de crianças na pandemia por COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.19995Palavras-chave:
Fisioterapia, Reabilitação, Transtorno do Espectro Autista, Pandemia COVID-19Resumo
Introdução. A pandemia por COVID-19 causou diversos transtornos para o mundo, dentre todos os problemas, as crianças tiveram sua socialização prejudicada devido ao distanciamento social. Objetivo. Analisar se há associação entre os fatores biopsicossociais durante a pandemia por Covid-19 com a interação social de crianças, na faixa etária de 18 a 24 meses. Método. Pesquisa transversal realizada em caráter eletrônico, por meio da ferramenta Google Forms® no período de julho a setembro de 2022, direcionada e aberta à comunidade, sem vínculo com instituições. Foram selecionados os responsáveis pelas crianças com desenvolvimento típico com faixa etária de 18 a 24 meses completados. Trata-se de um questionário de caracterização da amostra, ordenado pelas pesquisadoras com objetivo de levantar dados relativos à participação social, fatores pessoais e fatores contextuais em consonância com domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF, 2019). Resultados. Foram avaliados para elegibilidade 255 pais e/ou responsáveis pelas crianças. Na caracterização da amostra foi observado que a média de idade preponderante na amostra foi de 20,75 meses. Quanto ao resultado das variáveis foram encontradas correlações significativas com a variável interação social. Conclusão. O isolamento social limitou as interações sociais presenciais, portanto, é fundamental desenvolver estudos que explorem abordagens terapêuticas externas juntamente com os pais para reduzir o impacto da pandemia no desenvolvimento saudável e na socialização das crianças.
Métricas
Referências
Conejo LD, Chaverri-Chaves P, León-González S. Las familias y la pandemia del COVID-19. Rev Electr Edu 2020;24(Supl):1-4. https://doi.org/10.15359/ree.24-s.10
Mata AA, Silva ACFL, Bernardes FS, Gabriel AG, Silva IRS, Meirelles JPSC, et al. Impacto da pandemia por COVID-19 sobre a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Pandemias Impac Soc 2020;7:56–66. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-466
Amaral DG, Vries PJ. COVID‐19 and Autism Research: Perspectives from Around Globe. Autism 2020;13:844-69. https://doi.org/10.1002/aur.2329
Peixoto D, Leal B, Ribeiro D, Correia L, Hipólito E, Rocha P. Impacto do confinamento na saúde das crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19. Acta Med Port 2021;34:312-26. https://doi.org/10.20344/amp.15885
Barreto MCA, Andrade FG, Castaneda L, Castro SS. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como dicionário unificador de termos. Acta Fisiátr 2021;28:207-13. https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v28i3a188487
Almeida ML, Neves AS. A popularização diagnóstica do autismo: uma falsa epidemia? Psicol Ciênc Prof 2020;40:1-12. https://doi.org/10.1590/1982-3703003180896
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). São Paulo: Edusp; 2019. https://www.edusp.com.br/livros/cif/
Moreira RS, Magalhães LC, Siqueira CM, Alves CRL. Adaptação transcultural do instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” no contexto brasileiro. J Hum Growth Dev 2019;29:28-38. https://doi.org/10.7322/jhgd.145001
Fergert JM, Vitiello B, Plener PL, Clemens V. Desafios e ônus da pandemia do Coronavírus 2019 (COVID-19) para a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão narrativa para destacar as necessidades clínicas e de pesquisa na fase aguda e no longo retorno à normalidade. Rev Bras Saúde Mental 2021;14:1-11. https://doi.org/10.1186/s13034-020-00329-3
Gonzales F, Segura MCP, Restrepo BLP, Dávila MDCC, Valenzuela ES, Olano NH, et al. Resposta à pandemia de COVID-19 no Chile, Colômbia e Peru a partir de uma perspectiva dos direitos da criança. Europa PMC Plus 2021;45:1-8. https://doi.org/10.26633/RPSP.2021.151
Costa SS. Pandemia e desemprego no Brasil. Rev Adm Pública 2020;54:969-78. https://doi.org/10.1590/0034-761220200170
Evaristo DCS, Queiroga BAM, Capellini SA. Impactos do isolamento social no desenvolvimento de pré-escolares. Rev Psicopedag 2023;40:17-27. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20230002
Almeida AL, Oliveira RMF, Mantovani HB, Rocha ANDC. Impactos da pandemia no desenvolvimento da criança com TEA: uma revisão sistemática. Rev Bras Educ Esp 2023;29:243-60. https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0131
Woo S, Yang H, Kim Y, Lim H, Song HJ, Park KH. Sedentary time and fast-food consumption associated with weight gain during COVID-19 lockdown in children and adolescents with overweight or obesity. J Korean Med Sci 2022;37:e103. https://doi.org/10.3346/jkms.2022.37.e103
Danzmann PS, Vestena LT, Carlesso JPP, Peixoto MJR. Percepção parental sobre os impactos emocionais da pandemia na infância. Psicol Argum 2023;41:2850-65. https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.112.AO07
Templo JR, Baumler E, Wood L, Guillot-Wright S, Torres E, Thiel M. The Impact of the COVID-19 Pandemic on Adolescent Mental Health and Substance Use. J Adol Health 2022;71:277-84. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2022.05.025
Ramirez A, Rapp AB, Santarossa S. Effects of the COVID-19 Pandemic on Physical Activity in Children: A Systematic Review. Inter J Med Stud 2024;12:311-33. https://doi.org/10.5195/ijms.2024.1716
Gislbach S, Dahlmannet BH, Konrad K. The psychological impact of the COVID-19 pandemic on children and adolescents. J Affect Disord 2020;9:1-8. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.679041
Macedo J, Pignatari G, Gonçalves VD, Germano JRG, Carvalho ACC, Rosa ACS, et al. Prevalência dos fatores de risco ambientais associados ao transtorno do espectro autista no município de Anápolis-GO (Trabalho de Conclusão de Curso). Anápolis: UniEvangélica; 2023. http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20535
Vasa RA, Singh V, Holingue C, Kalb LG, Jang Y, Keefer A. Psychiatric problems during the COVID ‐19 pandemic in children with autism spectrum disorder. Autism Res 2021;14:2113-9. https://doi.org/10.1002/aur.2574
Rodrigues JVS, Lins ACAA. Possíveis impactos causados pela pandemia da COVID-19 na saúde mental de crianças e o papel dos pais neste cenário. Res Soc Dev 2020;9:e793986533. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6533
Deslandes SF, Coutinho T. The intensive use of the internet by children and adolescents in the context of COVID-19 and the risks for self-inflicted violence. Ciênc Saúde Col 2020;25(suppl 1):2479-86. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11472020
Chen F, Zheng D, Liu J, Gong Y, Guan Z, Lou D. Depression and anxiety among adolescents during COVID-19: A cross-sectional study. Brain Behav Immun 2020;88:36-8. https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.05.061
Cunha DBA, Barros ABSR, Borges JBF, Marques LM, Wanderlei MM, Campelo VHS, et al. O impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental e física de crianças e adolescentes: uma revisão narrativa. Rev Eletr Acervo Saúde 2021;13:e8484. https://doi.org/10.25248/reas.e8484.2021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karina Mantovani Prado, Samanta de Oliveira Costa, Daniela Maria Borges Azevedo, Cristiane Helena Cunha, Pollyana Heliane Afif Rezende, Adriana Teresa Silva Santos, Luciana Maria dos Reis, Silvia Caroline Massini Rosa, Lívia Maria Ribeiro Rosário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
Aprovado 2025-03-13
Publicado 2025-04-10
