Construção e validação de um guia educacional para prevenção de quedas em idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.19964

Palavras-chave:

Idosos, Prevenção de quedas, Tecnologia Educacional, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução. O cenário mundial está passando por uma transformação no perfil demográfico, com um aumento notável no número de pessoas idosas. A longevidade traz consigo alterações fisiológicas naturais do envelhecimento, como a diminuição da força muscular. Além dessas mudanças, existem fatores que aumentam o risco de quedas nesse público, episódios que podem resultar em lesões, como fraturas. Para reduzir esse risco, algumas intervenções, como exercícios físicos e educação em saúde, mostram-se essenciais. A utilização de guias educacionais soma-se a essas medidas, oferecendo um conteúdo claro e objetivo que amplia a compreensão dos indivíduos sobre a prevenção de quedas. Objetivo. Descrever a construção e validação um guia educacional para a prevenção de quedas. Método. Este é um estudo exploratório-metodológico focado no desenvolvimento de tecnologias educacionais em saúde, realizado entre janeiro a outubro de 2024, e dividido em cinco etapas: exploração da realidade, revisão da literatura, construção da tecnologia, validação e revisão. Resultados. O guia obteve um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,96 entre especialistas da área da saúde e um Índice de Validade de Semântica (IVS) de 1,00 entre o público-alvo. Sugestões de melhoria feitas pelos especialistas foram incorporadas à versão final do material. Conclusão. O guia foi validado quanto ao conteúdo e à semântica, mostrando-se um recurso valioso para as atividades educativas e potencialmente eficaz na prevenção de quedas entre idosos.

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Publicado

2025-04-04

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Pimentel Costa CC, Bastos Lima I, Lacerda Santos T, Pedrosa Pantoja J, do Milagre Alves dos Santos ME, Dias GA da S, et al. Construção e validação de um guia educacional para prevenção de quedas em idosos. Rev Neurocienc [Internet]. 4º de abril de 2025 [citado 14º de dezembro de 2025];33:1-22. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/19964
Recebido 2025-01-13
Aprovado 2025-03-13
Publicado 2025-04-04