Construção e validação de um guia educacional para prevenção de quedas em idosos
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.19964Palavras-chave:
Idosos, Prevenção de quedas, Tecnologia Educacional, Atenção Primária à SaúdeResumo
Introdução. O cenário mundial está passando por uma transformação no perfil demográfico, com um aumento notável no número de pessoas idosas. A longevidade traz consigo alterações fisiológicas naturais do envelhecimento, como a diminuição da força muscular. Além dessas mudanças, existem fatores que aumentam o risco de quedas nesse público, episódios que podem resultar em lesões, como fraturas. Para reduzir esse risco, algumas intervenções, como exercícios físicos e educação em saúde, mostram-se essenciais. A utilização de guias educacionais soma-se a essas medidas, oferecendo um conteúdo claro e objetivo que amplia a compreensão dos indivíduos sobre a prevenção de quedas. Objetivo. Descrever a construção e validação um guia educacional para a prevenção de quedas. Método. Este é um estudo exploratório-metodológico focado no desenvolvimento de tecnologias educacionais em saúde, realizado entre janeiro a outubro de 2024, e dividido em cinco etapas: exploração da realidade, revisão da literatura, construção da tecnologia, validação e revisão. Resultados. O guia obteve um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,96 entre especialistas da área da saúde e um Índice de Validade de Semântica (IVS) de 1,00 entre o público-alvo. Sugestões de melhoria feitas pelos especialistas foram incorporadas à versão final do material. Conclusão. O guia foi validado quanto ao conteúdo e à semântica, mostrando-se um recurso valioso para as atividades educativas e potencialmente eficaz na prevenção de quedas entre idosos.
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Como Citar
Aprovado 2025-03-13
Publicado 2025-04-04
