Estimulação elétrica transcraniana e equoterapia em crianças com TEA: estudo piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2025.v33.19690

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Terapia assistida por cavalos, Reabilitação

Resumo

Introdução. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento marcado por dificuldades na comunicação social e padrões de comportamento repetitivos. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é um recurso que pode trazer bons resultados no tratamento do TEA. De forma semelhante, a equoterapia tem se mostrado uma intervenção eficaz para o desenvolvimento físico, de comunicação e habilidades de socialização. Objetivo. Este estudo piloto teve como objetivo avaliar os efeitos da ETCC, associada à equoterapia, nos comportamentos não adaptativos de crianças com TEA. Método. Crianças de 4 a 11 anos foram distribuídas em dois grupos: G1 (ETCC isolada, n=6) e G2 (ETCC + equoterapia, n=4). As avaliações foram realizadas antes da intervenção e após duas semanas por meio do Autism Behavior Checklist (ABC). Resultados. Não foram observadas diferenças significantes entre os grupos. O cálculo amostral mostrou a necessidade de quarenta participantes em cada grupo para poder da amostra de 0,95, e tamanho de efeito de 0,81. Conclusão. Faz-se necessário a realização de novos estudos com amostra maior e maior quantidade de sessões, permitindo melhor análise dos efeitos da ETCC associada à equoterapia, no intuito de fortalecer a prática clínica na reabilitação de crianças com TEA.

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Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Oliveira SE de, Ribeiro Rosário LM, Fernandes de Cássia Moreira S, dos Reis LM, Silva Santos AT. Estimulação elétrica transcraniana e equoterapia em crianças com TEA: estudo piloto. Rev Neurocienc [Internet]. 22º de janeiro de 2025 [citado 13º de dezembro de 2025];33:1-13. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/19690
Recebido 2024-11-05
Aprovado 2024-12-26
Publicado 2025-01-22