Wikipédia e promoção de saúde auditiva: contextualização de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16368Palavras-chave:
Acesso à Informação de Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas, Audiologia, Fonoaudiologia, Promoção da SaúdeResumo
Objetivo. Analisar uma ação de promoção à saúde auditiva por meio da Wikipédia. Método. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica, transversal, do tipo intervenção com abordagem quantitativa que utilizou a estratégia de estudo de caso único. Foram utilizadas ferramentas estatísticas próprias da Wikipédia para analisar o impacto das edições promovidas, com relação à tradução, edição e elaboração de um novo verbete. Resultados. Esse processo resultou na edição de 10 verbetes, representando cerca de 20 mil palavras acrescentadas e mais de 17 mil visualizações dos conteúdos, resultando no aumento significativo nos acessos. Conclusão. Os resultados obtidos com a melhoria, tradução e criação de conteúdos de saúde auditiva na Wikipédia demonstraram o potencial desta plataforma na contribuição para mudanças significativas na promoção de saúde.
Downloads
Métricas
Referências
Verdi M, Caponi S. Reflexões sobre a promoção da saúde numa perspectiva bioética. Texto Contexto Enferm 2005;14:82-8. https://doi.org/10.1590/S0104-07072005000100011
Mendes R, Fernandez JCA, Sacardo DP. Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. Saúde Debate 2016;40:190-203. https://doi.org/10.1590/0103-1104-20161080016
Elliott KC, Resnik DB. Making Open Science Work for Science and Society. Env Health Perspect 2019;127:75002. https://doi.org/10.1289/EHP4808
Pelley JL. It takes a conscious effort: Helping society benefit from the open science movement. Env Health Perspect 2020;128:54001. https://doi.org/10.1289/EHP6179
Morata TC, Sadowski JP, Kardous C, Dawson J, Eichwald J, Keith RW, et al. The Power of Crowdsourcing Knowledge through Wikipedia - The Wiki4WorldHearingDay2019 Experience (endereço na internet). National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) Science Blog. 2019. Disponível em: https://blogs.cdc.gov/niosh-science-blog/2019/04/19/wiki4worldhearingday2019
Ceballos D, Morata TC, Niosh SJ, Wiki Education Foundation, Harvard University Work Together to Make Occupational Safety and Health Content Accessible to All (endereço na internet). National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) Science Blog. 2019. Disponível em: https://blogs.cdc.gov/niosh-science-blog/2019/01/24/wiki4/
Montilha AAP, Morata TC, Flor DA, Machado MAAM, Menegon FA, Zucki F. The Promotion of Hearing Health through Wikipedia Campaigns: Article Quality and Reach Assessment. Healthcare 2023;11:1572. https://doi.org/10.3390/healthcare11111572
Paes CCDC, Paixão ANP. A importância da abordagem da educação em saúde: revisão de literatura. REVASF 2016;6:80-90. https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/38
Bramatti L, Vivian G, Zucki F. Incorporando o conhecimento, as opiniões e as atitudes do trabalhador na promoção da saúde auditiva. In: Morata TC, Zucki F. Saúde auditiva: avaliação de riscos e prevenção. São Paulo: Plexus Editora, 2010; p121-35.
Fontoura FP, Gonçalves CGO, Willig MH, Luders D. Avaliação de intervenção educativa voltada à preservação auditiva de trabalhadores de uma lavanderia hospitalar. CoDAS 2018;30:e20170080. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017080
Wiki Movimento Brasil. Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil (endereço na internet). Wiki Movimento Brasil; 2020 (acessado 18/07/2023). Disponível em: https://br.wikimedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Wikipédia. Pageviews Analysis (endereço na internet). Wikipédia; 2020d (acessado 11/07/2023). Disponível em: https://meta.wikimedia.org/wiki/Pageviews_Analysis
Wikipédia. XTools (endereço na internet). 2020 (acessado 13/07/2023). Disponível em: https://www.mediawiki.org/wiki/XTools
Melo CCB, Alves RO, Lemos SMA. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Revista CEFAC 2014;16:2015-28. https://doi.org/10.1590/1982-0216201416012
Cecim RB, Feuerwerker LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. Rev Saúde Col 2004;14:41-65. https://doi.org/10.1590/S0103-73312004000100004
Morata TC, Chadha S. Make Quality Hearing Health Information Available to All. Hear J 2019;72:6. https://doi.org/10.1097/01.HJ.0000559493.29061.35
Heilman JM, West AG. Wikipedia and medicine: quantifying readership, editors, and the significance of natural language. J Med Internet Res 2015;17:e62. https://doi.org/10.2196/jmir.4069
Wkipédia. Categoria: Audiologia (endereço na internet). Wikipédia; 2020e (acessado 11/07/2023). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Audiologia
Shafee T, Masukume G, Kipersztok L, Das D, Haggstrom M, Heilman J. Evolution of Wikipedia's medical content: past, present and future. J Epidemiol Community Health 2017;71:1122-9. https://doi.org/10.1136/jech-2016-208601
Azzam A, Bresler D, Leon A, Maggio L, Whitaker E, Heilman J, et al. Why Medical Schools Should Embrace Wikipedia: Final-Year Medical Student Contributions to Wikipedia Articles for Academic Credit at One School. Acad Med 2017;92:194-200. https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000001381
Heilman JM, Kemmann E, Bonert M, Chatterjee A, Ragar B, Beards GM, et al. Wikipedia: a key tool for global public health promotion. J Med Internet Res 2011;13:e14. https://doi.org/10.2196/jmir.1589
Abegg I, Muller FM, Franco SRK. Wikis na educação: potencial de criação e limites para produção colaborativa em atividades no moodle. Inter-Ação 2010;35:373-86. https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.12672
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daiana Ávila Flor, Thais Catalani Morata, Alexandre Alberto Pascotto Montilha, Fernanda Zucki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aceito: 2024-04-03
Publicado: 2024-04-19