Privação crônica do sono e desempenho escolar-acadêmico: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13010

Palavras-chave:

Privação crônica do sono, Aprendizagem, Memória, Desempenho acadêmico

Resumo

Introdução. O sono pode ser definido como uma suspensão normal da consciência e está relacionado com mudanças na atividade elétrica do cérebro. Os distúrbios do sono podem afetar a memória e o aprendizado. Novas experiências dão origem a novos conhecimentos cujas consequências são mudanças nas conexões neurais. Os distúrbios do sono, especialmente a privação crônica do sono, podem interferir na aprendizagem e na memória. Objetivo. Refletir sobre a relação entre a privação crônica de sono e os impactos no desempenho escolar/acadêmico. Método. Revisão sistemática, conforme recomendado pelo Preferred Reporting Intens for Systematic Reviews and Meta-Analyzes (PRISMA). As bases de dados eletrônicas Scopus, Portal Periódico CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) serviram de base para a pesquisa por meio da combinação de termos específicos, com recorte temporal dos últimos 10 anos. Resultados. Após a busca sistemática, encontramos um total de 88 artigos. Porém, aplicando os critérios de inclusão e exclusão, 9 artigos foram selecionados para leitura na íntegra. Os estudos analisam a privação de sono entre adolescentes/adultos jovens e discutem possíveis formas de reduzir os impactos desse transtorno. Conclusão. As causas da privação de sono podem ser fisiológicas ou comportamentais. As alterações do sono podem impactar negativamente no desempenho escolar/acadêmico e na saúde do indivíduo. Alternativas para reduzir o impacto da privação de sono na população adolescente e adulta jovem deveriam considerar o reajuste do horário de início das aulas e a implementação de programas de educação do sono.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Neves GSML, Giorelli AS, Florido P, Gomes MM. Transtornos do sono: visão geral. Rev Bras Neurol 2013;49:57-71. http://files.bvs.br/upload/S/0101-8469/2013/v49n2/a3749.pdf

Purves D, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia A-S, McNamara JO, et al. Neurociências. 4o ed. Porto Alegre: ARTMED; 2010. http://libgen.li/edition.php?id=137099337

Kandel ER, Schwartz JH, Jessell TM, Siegelbaum SA, Hudspeth AJ. Princípios de neurociências. 5o ed. Porto Alegre: AMGH, ARTMED; 2014. http://libgen.li/ads.php?md5=cd5ef7814ba18ec7f4e78743b9d59ef9

Lewis LD. The interconnected causes and consequences of sleep in the brain. Science 2021;374:564-8. http://dx.doi.org/10.1126/science.abi8375

Stern P. The many benefits of healthy sleep. Science 2021;374:550-1. http://dx.doi.org/10.1126/science.abm8113

Franks NP, Wisden W. The inescapable drive to sleep: overlapping mechanisms of sleep and sedation. Science 2021;374:556-9. http://dx.doi.org/10.1126/science.abi8372

Grandner MA, Fernandez F-X. The translational neuroscience of sleep: a contextual framework. Science 2021;374:568-73. http://dx.doi.org/10.1126/science.abj8188

Ortega RP. Poor sleep takes a heavy toll on communities of color. Can scientists help? Science 2021;374:552-5. http://dx.doi.org/10.1126/science.acx9445

Ranasinghe AN, Gayathri R, Priya VV. Awareness of effects of sleep deprivation among college students. Drug Invention Today 2018;10:1806-9. https://www.researchgate.net/publication/327202515_Awareness_of_effects_of_sleep_deprivation_among_college_students#:~:text=A%20chronic%20sleep%2Drestricted%20state,and%20alertness%20and%20enhanced%20mood

Gomes MM, Quinhones MS, Engelhardt E. Neurofisiologia do sono e aspectos farmacoterapêuticos dos seus transtornos. Rev Bras Neurol 2010;46:5-15. http://files.bvs.br/upload/S/0101-8469/2010/v46n1/a003.pdf

Hershner SD, Chervin RD. Causes and consequences of sleepiness among college students. Nat Sci Sleep 2014;6:73-84. http://dx.doi.org/10.2147/NSS.S62907

Krause AJ, Simon EB, Mander BA, Greer SM, Saletin JM, Goldstein-Piekarski AN, et al. The sleep-deprived human brain. Nat Rev Neurosci 2017;18:404-18. http://dx.doi.org/10.1038/nrn.2017.55

Scammell TE, Arrigoni E, Lipton JO. Neural circuitry of wakefulness and sleep. Neuron 2017;93:747-65. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuron.2017.01.014

Earnest DJ. Circadian regulation by the suprachiasmatic nucleus. In: The neuroscience of sleep. London: Academic Press; 2009. p.159-60.

Kansagra S. Sleep disorders in adolescents. Pediatrics 2020;145(Suppl 2):S204-9. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2019-2056I

Santos-Coelho FM. Impacto da privação de sono sobre cérebro, comportamento e emoções. Med Int Mex 2020;36:17-9. http://dx.doi.org/10.24245/mim.v36id.3777

American Academy of Sleep Medicine. International classification of sleep disorders. 3o ed. Darien: American Academy of Sleep Medicine; 2014. https://learn.aasm.org/Public/Catalog/Details.aspx?id=%2FgqQVDMQIT%2FEDy86PWgqgQ%3D%3D&returnurl=%2fUsers%2fUserOnlineCourse.aspx%3fLearningActivityID%3d%252fgqQVDMQIT%252fEDy86PWgqgQ%253d%253d

Gazzaniga M, Ivry RB, Mangun GR. Cognitive neuroscience: the biology of the mind. 5o ed. New York: W.W. Norton & Company; 2019. https://wwnorton.com/books/9780393603170

Bear MF, Connors BW, Paradiso MA. Sistemas de Memória. In: Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 4o ed. Porto Alegre: ARTMED; 2017; p.823-31.

Brockington G. Neurociência e ensino de física: limites e possibilidades em um campo inexplorado. Rev Bras Ensino Fís 2021;43:S1. https://www.scienceopen.com/document?vid=a4b6c7ce-6302-4b88-970d-8037fd56f865

Peigneux P, Fogel S, Smith C. Memory processing in relation to sleep. In: Principles and practice of sleep medicine. 6o ed Philadelphia: Elsevier; 2016; p.229-38.

Girardeau G, Lopes-dos-Santos V. Brain neural patterns and the memory function of sleep. Science 2021;374:560-4. http://dx.doi.org/10.1126/SCIENCE.ABI8370

Shokri-Kojori E, Wang G-J, Wiers CE, Demiral SB, Guo M, Kim SW, et al. β-Amyloid accumulation in the human brain after one night of sleep deprivation. PNAS 2018;115:4483-8. http://dx.doi.org/10.1073/pnas.1721694115

Winer JR, Mander BA, Kumar S, Reed M, Baker SL, Jagust WJ, et al. Sleep disturbance forecasts β-amyloid accumulation across subsequent years. Curr Biol 2020;30:4291-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.cub.2020.08.017

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Ann Intern Med 2009;151:264-9. http://dx.doi.org/10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135

Owens JA, Au R, Carskadon M, Millman R, Wolfson, Braverman PK, et al. A School start times for adolescents. Pediatrics 2014;134:642-9. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2014-1697

Barnes M, Davis K, Mancini M, Ruffin J, Simpson T, Casazza K. Setting adolescents up for success: promoting a policy to delay high school start times. J School Health 2016;86:552-7. http://dx.doi.org/10.1111/josh.12405

Minges KE, Redeker NS. Delayed school start times and adolescent sleep: a systematic review of the experimental evidence. Sleep Med Rev 2016;28:86-95. http://dx.doi.org/10.1016/j.smrv.2015.06.002

Mendes RAPC. Análise dos parâmetros rítmicos e de sono, cronotipo e jetlag social em adolescentes: relações com o gênero, turno escolar, atividades noturnas e desempenho cognitivo (Tese). São Paulo: Universidade de São Paulo; 2019. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-18112019-191921/

Mirghani HO, Ahmed MA, Elbadawi AS. Daytime sleepiness and chronic sleep deprivation effects on academic performance among the Sudanese medical students. J Taibah Univ Med Sci 2015;10:467-70. http://dx.doi.org/10.1016/j.jtumed.2015.05.003

Lucero C, Buonanotte CF, Perrote FM, Concari IA, Quevedo P, Passaglia G, et al. Trastornos del sueño-vigilia en alumnos de 5.° año de Medicina de la Universidad Nacional de Córdoba y su impacto sobre el rendimiento académico. Neurol Arg 2014;6:184-92. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuarg.2014.05.006

Elarab HE, Rabie MAM, Ali DH. Sleep behavior and sleep problems among a medical student sample in relation to academic performance: a cross-sectional questionnaire-based study. Middle East Curr Psychiatr 2014;21:72-80. http://dx.doi.org/10.1097/01.XME.0000444452.76469.05

Santos JS, Pereira SIR, Louzada FM. Chronic sleep restriction triggers inadequate napping habits in adolescents: a population-based study. Sleep Med 2021;83:115-22. http://dx.doi.org/10.1016/j.sleep.2021.04.016

Nahmod NG, Lee S, Buxton OM, Chang A-M, Hale L. High school start times after 8:30 am are associated with later wake times and longer time in bed among teens in a national urban cohort study. Sleep Health 2017;3:444-50. http://dx.doi.org/10.1016/j.sleh.2017.09.004

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Pessanha Barros, J., & Batista de Sousa, C. E. (2022). Privação crônica do sono e desempenho escolar-acadêmico: uma revisão sistemática. Revista Neurociências, 30, 1–24. https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13010

Edição

Seção

Revisão Sistemática
Recebido: 2021-12-02
Aceito: 2022-04-13
Publicado: 2022-06-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)