Avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças com Síndrome de Down

  • Vanessa Maria Hendges Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Magali Teresinha Quevedo Grave
  • Eduardo Périco
Palavras-chave: Síndrome de Down, Desenvolvimento psicomotor, Escala Bayley

Resumo

Introdução. A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética que ocorre devido à trissomia do cromossomo 21. Além do fenótipo característico, há hipotonia muscular generalizada, deficiência intelectual e atraso no desenvolvimento psicomotor (DPM).  Objetivo. Verificar o DPM de crianças com SD, de até 42 meses, considerando os domínios cognitivo, de   linguagem   e   motor.   Método.   Estudo   exploratório, descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, no qual participaram 13 crianças com idades entre 10 e 40 meses, avaliadas através da Escala de desenvolvimento Bayley III. Resultados. A pontuação escalonada demonstra que na área cognitiva, 12 crianças estão a 1 DP (desvio padrão) abaixo da média e uma criança está entre 1 e 2 DP abaixo da média; na comunicação receptiva uma criança está na média, 10 crianças estão a 1 DP abaixo da média e duas crianças estão entre 1 e 2 DP abaixo da média; na comunicação expressiva uma criança está na média, cinco crianças estão a 1 DP abaixo da média e sete estão entre 1 e 2 DP abaixo da média. Na motricidade fina, uma criança está na média e 12 estão a 1 DP abaixo da média; na motricidade grossa há duas crianças a 1 DP abaixo da média, 9 crianças entre 1 e 2 DP abaixo da média e duas crianças entre 2 e 3 DP abaixo da média. Conclusão. As crianças apresentam atraso em todas as áreas do DPM, quando comparadas com crianças típicas e as áreas mais defasadas são a motricidade grossa e a comunicação expressiva.

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Publicado
2021-01-04
Como Citar
Hendges, V. M., Grave, M. T. Q., & Périco, E. (2021). Avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças com Síndrome de Down. Revista Neurociências, 29, 1-26. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.10907
Seção
Artigos Originais