A improvisação como paradigma da eficácia artística e de sua dimensão social
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2025.v12.20984Palavras-chave:
Improvisação, Eficácia artística, AutonomiaResumo
O presente artigo propõe a improvisação como paradigma para compreender a eficácia artística em sua dimensão social. Ele argumenta que a arte, longe de se limitar à experiência estética autônoma, deve ser entendida como prática socialmente inserida, cujos impulsos ressoam em outras práticas cotidianas. A partir das dinâmicas sociais que se formam entre improvisadores durante a prática artística, o artigo mostra como a estrutura básica da improvisação pode se refletir também em outras práticas humanas.
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max: “Kulturindustrie”, emDialektik der Aufklärung. Frankfurt a.M. 1969.
ADORNO, Theodor W. Ästhetische Theorie. Frankfurt a.M. 1970.
BEARDSLEY, Monroe. Aesthetics. Problems in the Philosophy of Criticism. New York 1958.
BERTRAM, Georg W. “Improvisation und Normativität”. In: BRANDSTETTER, Gabriele Brandstetter et. al. (ed.). Improvisieren. Paradoxien des Unvorhersehbaren. Bielefeld 2010.
________. Kunst als menschliche Praxis. Eine Ästhetik. Berlin 2014.
________. “Aesthetic Experiences as Aspects of Interpretive Activities”, em CoSMo (Comparative Studies in Modernism), Nr. 6 (2015), p. 65–74.
BERTINETTO, Alessandro. “Performing the Unexpected Improvisation and Artistic Creativity”, em Daimon: Revista Internacional de Filosofía 57 (2012), p. 117–135.
BERTINETTO, Alessandro; BERTRAM, Georg W.: “‘We make up the rules as we go along’ – Improvisation as an Essential Aspect of Human Practices?”, emOpen Philosophy 3 (2020), p. 68–80.
BLOOM, Harold: Kabbalah and Criticism. New York 1975.
BRANDSTETTER, Gabriele. “Synchronisierungen von Bewegungen im zeitgenössischen Tanz: Zur Relevanz von somatischen Praktiken in den Arbeiten von Jefta van Dinther”, em Thiemo Breyer et. al. (ed.). Resonanz – Rhythmus – Synchronisierung. Bielefeld 2017, p. 409–428.
BUBNER, Rüdiger “Über einige Bedingungen gegenwärtiger Ästhetik”, em Ästhetische Erfahrung. Frankfurt a.M. 1989, p. 9–51.
ECO, Umberto: Einführung in die Semiotik. München 1972.
FISCHER_LICHTE, Erika. Ästhetik des Performativen. Frankfurt a.M. 2004.
GADAMER, Hans-Georg. Wahrheit und Methode [1960]. Tübingen6 1990.
GALLOPE, Michael, “Is Improvisation Present?”, em LEWIS, George E.; PIEKUT, Benjamin (ed.). The Oxford Handbook of Critical Improvisation Studies. Oxford 2016, Vol. 1, p. 143–158.
LANDGRAG, Edgar. Improvisation as Art: Conceptual Challenges, Historical Perspectives. London, 2011.
Malabou, Catherine. The Future of Hegel: Plasticity, Temporality, and Dialectic. London 2005.
MENKE, Christoph. Kraft. Ein Grundbegriff ästhetischer Anthropologie. Frankfurt a.M. 2008.
NOË, Alva. Strange Tools. Art and Human Nature. New York 2015.
PETERS, Gary: The Philosophy of Improvisation. Chicago 2009.
VOGEL, Matthias: Medien der Vernunft. Eine Theorie des Geistes und der Rationalität auf Grundlage einer Theorie der Medien. Frankfurt a.M. 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Georg W. Bertram

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
