Chamada para dossiê: Moda & Pensamento: Interfaces

2022-04-05

Moda & Pensamento: Interfaces

volume 9 | número 18 | 2. semestre 2022

Organizadores: Lilian Santiago, Tarcisio D'Almeida, Brenner Ranieric

Pensar a moda em suas múltiplas possibilidades e interfaces de realização/existência como linguagens e práticas expressivas do ser humano em suas vertentes artístico-criativas e, sobretudo intelectual, constitui-se como modalidades de efetivações que mesclam as sensibilidades estéticas, culturais, políticas e comportamentais com a atividade do pensamento.

O modelo de pensamento que contempla o olhar pelas interfaces passa a ser, portanto, uma opção desejada para o que pretendemos, isto é, mobilização de ideias, reflexões, pensamentos acerca de um corpus que tem em sua matriz histórica o traço interdisciplinar e até multidisciplinar. Desse modo, constelada com as diversidades de áreas e campos do saber, procuramos ampliar as intervenções que a moda efetiva e, a partir delas, interessa-nos compreendê-la em todo o escopo que a justifica e lhe confere a dignidade e/ou estatuto de investigação estética, transbordando as esferas das experimentações humanas.

Para ilustrarmos tal constelação de saberes, podemos destacar a existência de uma expressiva herança teórico-intelectual advinda, sobretudo, de pensadores e escritores ocidentais, que com suas obras desde a segunda metade do século XVIII, contribuíram para o processo de formação embrionária de uma epistemologia da moda. Podemos estender essa herança teórico-intelectual até nossa contemporaneidade traduzida em práticas dialógicas com a constituição de uma herança crítica a partir das sensibilidades práticas e artísticas de criadores.

 

Esse dossiê Moda & Pensamento: Interfaces terá como seções temáticas: Moda & Filosofia, Moda & Literatura, Moda & Artes, Moda & Cinema, Moda & Jornalismo, Moda & História, Moda & Imagem, Moda & Música.

A revista Limiar vem, assim, convidar aqueles que queiram escrever sobre os temas acima abordados, para participar do Dossiê Moda & Pensamento: Interfaces.

 

Os artigos devem ser enviados até 30/ 06/ 2022 para:

Lilian Santiago: lsantiago@unifesp.br 

Tarcisio D’Almeida: tarcisiodalmeida@eba.ufmg.br

Brenner Ranieric: brenner.ranieric@unifesp.br

 

Ou por submissão direta na plataforma da revista (onde se encontram também as normas da revista e regras de formatação):

https://periodicos.unifesp.br/index.php/limiar/about/submissions

 

Observamos que além dos textos para o Dossiê, a Revista Limiar recebe em fluxo contínuo textos ligados à pesquisa em filosofia e áreas afins e que se enquadrem em sua linha editorial. Nesse caso, os textos devem também ser enviados para o e-mail acima mencionado.

 

 

 

Minibiografias dos Editores

 

Lilian Santiago

E professora adjunta do Curso de Filosofia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São `Paulo (EFLCH-Unifesp), doutora em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São `Paulo (FFLCH-USP), onde defendeu a tese “Pequena História do Mal: Anselm Kiefer e Walter Benjamin”.

 

 

Tarcisio D’Almeida

E professor adjunto do Curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG); doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São `Paulo (FFLCH-USP), onde defendeu a tese “As Roupas e o Tempo: uma Filosofia da Moda”; autor do livro “Moda em Diálogos: Entrevistas com Pensadores”.

 

 

Brenner Ranieric

E doutorando em Filosofia pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São `Paulo (EFLCH-Unifesp), onde realiza a pesquisa sobre o cineasta Pìer Paolo Pasolini.