Chamada para dossiê temático: O Ensino de História no Brasil

2022-08-30

Essa chamada de dossiê busca pela primeira vez na Revista Hydra, dar foco ao universo de pesquisas sobre o Ensino de História. Principalmente desde 2014, com a criação do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória (https://profhistoria.ufrj.br/), o Programa Nacional que reúne universidades de diversas regiões do Brasil, inclusive a UNIFESP, vem promovendo o fortalecimento e a valorização dos profissionais da educação básica e dos saberes docentes na área das pesquisas em História. Nessa chamada, convidamos pesquisadoras(es) que abordem esse tema a partir de reflexões sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), as redes sociais, o uso de smartfones, o audiovisual e a realidade virtual. Assim como, sob a ótica do enfrentamento aos ataques à autonomia docente; ao racismo em suas diversas manifestações; ao capacitismo; às desigualdades de gênero e às fobias sexuais (transfobia, lesbofobia, homofobia...). Nos voltamos nesse dossiê para a prática docente, para o como ensinar, para as pesquisas sobre o ensinar história no Brasil hoje!

PRAZO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ: 01/10/2022

https://scontent.fgru9-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/299915422_583042006880085_6185719172392577117_n.jpg?_nc_cat=105&ccb=1-7&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=bDC30yoJqaYAX-sfu0C&_nc_ht=scontent.fgru9-1.fna&oh=00_AT_-7KtAEiFwQI0YDcF2Nqxtme9KUYYYvN83k4WBJ07NmA&oe=63352A12