Chamada de textos para o Dossiê: A História vai ao público: universidade, sociedade e o negacionismo

2019-08-01

Chamada de textos para o Dossiê: A História vai ao público: universidade, sociedade e o negacionismo

 

Recentemente, no Brasil, há uma neblina maliciosa e perversa destruindo com precisão cirúrgica tudo aquilo que se havia construído lentamente: o crescimento, a expansão e o fortalecimento das Universidades Públicas, tal como a origem de seus alunos. Ao mesmo tempo em que as Universidades Públicas foram ganhando espaço na sociedade,  observa-se também sistemáticas reinterpretações do passado. Negacionismos, revisionismos sem critérios e silenciamentos que são há muito tempo usados como armas para crimes políticos. Assim, a veracidade do árduo trabalho científico dos historiadores, com base em diversos métodos de análises de fontes e bibliografias especializadas, que há décadas se empenham em desnudar e explicar a realidade, está sendo refutada diariamente por indivíduos e grupos organizados, dotados da “única verdade”. E isto não se aplica apenas às ciências humanas. 

Tendo em conta os recentes ataques à Universidade Pública e ao papel do historiador, e que estas duas questões estão ligadas e merecem uma reflexão, a Revista Hydra propõe este dossiê que busca articular os distintos e diversos papéis que a universidade tem na sociedade tanto no que toca, e sobretudo, ao ensino de História, bem como no enfrentamento do negacionismo por meio da pesquisa e de sua divulgação. Estão convidados todos os trabalhos que discutam negacionismo histórico, o uso do passado nas mídias atuais, as universidades públicas brasileiras e o seu papel social, os ataques à educação brasileira, a atuação dos historiadores e professores de história e os debates historiográficos atuais.

 

A revista aceita igualmente Artigos Livres, Notas de Pesquisa e Resenhas.

Prazo de submissão: até  20 de outubro de 2019, pela página da Revista Hydra https://periodicos.unifesp.br/index.php/hydra/index.

Dúvidas escrever para: :revistahydra@gmail.com.

Previsão de publicação: dezembro de 2019

Chamada_deze_2019.jpg_(1)_.jpg