Notícias

Chamada de textos para o Dossiê: A História vai ao público: universidade, sociedade e o negacionismo

2019-08-01

Chamada_deze_20191.jpg

Chamada de textos para o Dossiê: A História vai ao público: universidade, sociedade e o negacionismo

 

Recentemente, no Brasil, há uma neblina maliciosa e perversa destruindo com precisão cirúrgica tudo aquilo que se havia construído lentamente: o crescimento, a expansão e o fortalecimento das Universidades Públicas, tal como a origem de seus alunos. Ao mesmo tempo em que as Universidades Públicas foram ganhando espaço na sociedade,  observa-se também sistemáticas reinterpretações do passado. Negacionismos, revisionismos sem critérios e silenciamentos que são há muito tempo usados como armas para crimes políticos. Assim, a veracidade do árduo trabalho científico dos historiadores, com base em diversos métodos de análises de fontes e bibliografias especializadas, que há décadas se empenham em desnudar e explicar a realidade, está sendo refutada diariamente por indivíduos e grupos organizados, dotados da “única verdade”. E isto não se aplica apenas às ciências humanas. 

Tendo em conta os recentes ataques à Universidade Pública e ao papel do historiador, e que estas duas questões estão ligadas e merecem uma reflexão, a Revista Hydra propõe este dossiê que busca articular os distintos e diversos papéis que a universidade tem na sociedade tanto no que toca, e sobretudo, ao ensino de História, bem como no enfrentamento do negacionismo por meio da pesquisa e de sua divulgação. Estão convidados todos os trabalhos que discutam negacionismo histórico, o uso do passado nas mídias atuais, as universidades públicas brasileiras e o seu papel social, os ataques à educação brasileira, a atuação dos historiadores e professores de história e os debates historiográficos atuais.

 

A revista aceita igualmente Artigos Livres, Notas de Pesquisa e Resenhas.

Prazo de submissão: até  23 de setembro de 2019, pela página da Revista Hydra https://periodicos.unifesp.br/index.php/hydra/index.

Dúvidas escrever para: :revistahydra@gmail.com.

Previsão de publicação: dezembro de 2019

Saiba mais sobre Chamada de textos para o Dossiê: A História vai ao público: universidade, sociedade e o negacionismo

A Revista Hydra - B5 pelo Qualis/Capes -  é uma publicação acadêmica semestral, com avaliação cega por pares, produzida por iniciativa dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e que aceita artigos originais, resenhas e notas de pesquisa.

Diante da necessidade sentida pelo próprio corpo discente de tecer interlocução e debates com a produção mais atual no campo da historiografia, o espaço proporcionado por esta revista pretende se constituir como um novo local para a publicação de trabalhos no campo da História, produzidos tanto em nossa Universidade quanto nas demais instituições de ensino superior do país.

Hydra tem como um de seus principais intuitos contemplar trabalhos elaborados sob as mais diversas perspectivas teórico-historiográficas, pautando-se, em primeiro lugar, pelo esforço de tentar apresentar, dentro de suas linhas, a pluralidade da produção do próprio Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Para além deste objetivo um tanto ambicioso, pensamos ser muito bem-vinda a iniciativa de demarcar o lugar deste jovem Programa no cenário da produção historiográfica acadêmica nacional e, espera-se, internacional.