Sobre arcos-íris e borboletas: os Clássicos, as Ciências Humanas e a África
DOI:
https://doi.org/10.31669/herodoto.v3n2.26Palavras-chave:
História Antiga, História da África, Universidades africanas.Resumo
O propósito do ensino de Ciências Humanas e, em particular, dos Clássicos,
em um contexto Africano pós-colonial, tem sido o tema de intensos debates
nas universidades Sul-Africanas e Africanas. Neste trabalho, eu contribuo
com esse debate ao considerar como a Universidade de Ibadan na Nigéria se
apropriou da tradição clássica em um contexto pós-colonial e quais classicistas
na África do Sul podem aprender com o exemplo de Ibadan. Uma breve
discussão sobre as complexas relações patrono-cliente, que sustentam a sobrevivência
de um forte Departamento de Estudos Clássicos em Ibadan, tem
a intenção de sugerir como a política cultural local, inextricavelmente ligada à
história da instituição e ao departamento, irá afetar a transformação do curriculum
das universidades africanas. Os Departamentos de Estudos Clássicos
nas universidades sul-africanas terão que negociar seus próprios caminhos
para a transformação, ao refletirem sobre por que os Estudos Clássicos deveriam
continuar a ser ensinados em seus contextos sul-africanos específicos.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).