A África antiga no Ensino de História

Autores

  • Raquel dos Santos Funari Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.31669/herodoto.v3n2.16

Palavras-chave:

África, Ensino de História, Egito Antigo, História Antiga.

Resumo

O artigo trata da África Antiga no ensino de história no Brasil. Trata, ainda,
das maneiras como a África Antiga tem sido e pode ser retratada na educação,
para propor um retrato mais complexo, profundo e inspirador. Volta-se, em
seguida, para a presença humana na África, por meio de situações de aprendizagem.
O Egito destaca-se como parte da cultura africana. Conclui-se por
enfatizar o papel das aulas de História para reconhecer a presença africana
muito antes e para além do período moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel dos Santos Funari, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte (1986), mestre (2004) e doutora (2008) em História também pela Unicamp, em curso de excelência. Atualmente é pesquisadora colaboradora em pós-doutoramento no Departamento de História da UNICAMP, sob supervisão do Prof. Dr. Paulo Miceli, pós-doutoranda no Departamento de História da UFPR (2017), sob supervisão da Profa;. Dra. Renata Senna Garraffoni, professora do Colégio Santo Américo, Na Graduação em História da Unicamp tem ministrado Estudos Dirigidos (HH 764 e 765) e Monografias em Licenciatura (HH901 e 903), com um total de 16 disciplinas entre 2009 e 2017, uma a cada semestre. Supervisora da Educação Infantil do Ensino Fundamental e Médio e professora de disciplina de graduação da Unicamp (2010). Autora de diversos livros e artigos científicos, consultora pedagógica em vários projetos e instituições. Em 2007, passou a atuar como Assessora de História da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no Programa São Paulo faz Escola. Foi consultora de História do LED (Laboratório Educativo do Hopi Hari). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente no estudo do ensino de História. Proficiente, pelo Centro de Estudo de Línguas da Unicamp, em inglês e italiano. Autora de 40 livros, dentre os quais: "O Príncipe do Egito", um filme e suas leituras na sala de aula (com apoio do programa de pós-graduação em História da Unicamp, "O Egito dos Faraós e Sacerdotes", "Imagens do Egito antigo: um estudo das representações históricas", "Caderno do Professor, História" (SEE/SP 2008). Autora da coleção didática "Aprender Juntos - História - Editora SM" aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e 2019. Foi professora da Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR) na equipe de História da Unicamp. Publicou diversos livros, 23 artigos em revistas arbitradas e 10 capítulos no Brasil e no estrangeiro.. Atua em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, como "História da Egiptomania no Brasil", liderado pela Profa. Dra. Margaret Bakos (PUCRS), assim como em grupos sediados na UNIFESP (Antiguidade e Modernidade: História Antiga e usos do Passado) e na UNICAMP. Líder de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq e sediado na Unicamp sobre Arqueologia e o Ensino de História.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Funari, R. dos S. (2019). A África antiga no Ensino de História. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 3(2), 194–204. https://doi.org/10.31669/herodoto.v3n2.16