Relaciones entre Poesía didáctica y Filosofía. Hesíodo, Parménides y Empédocles
DOI:
https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i1.177Palavras-chave:
Poesía, Filosofía, didáctica, Hesíodo, Parménides, Empédocles.Resumo
El proyecto del presente trabajo consiste en recuperar cierta función didáctica que parece darse en los vínculos que podemos establecer entre poesía y filosofía. En primer lugar transitaremos por algunos tópicos que se encuentran en la función didáctica de la poesía de Hesíodo en lo que concierne a su relación con su hermano Perses. En segundo lugar, revisaremos la función de la Diosa en el Proemio del Poema de Parménides. Finalmente, nos ubicaremos en el Poema de Empédocles para ver la dimensión didáctica que allí se despliega en el marco de los papeles que desempeñan Empédocles y un tal Pausanias.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).